Ensino de gêneros acadêmicos no estágio de língua portuguesa:
implicações para os letramentos do professor em formação inicial
Resumo
Este trabalho é fruto de um curso de extensão desenvolvido para a comunidade externa e interna à Universidade Federal do Piauí (UFPI), que teve como foco: formar estagiários para ampliar a compreensão sobre os gêneros acadêmicos e formá-los para que aprendam a ensinar esses gêneros, além da divulgação na comunidade participante. Como objetivo, nesta discussão, propomos uma reflexão crítica com base nos gêneros de textos do âmbito da universidade, em diálogo com o (s) letramento (s) para e na formação inicial de professores de língua portuguesa. Metodologicamente, a ação de extensão foi planificada e elaborada por estagiários da disciplina de estágio obrigatório em língua portuguesa do curso de Letras-Português-Francês e partiu de uma pesquisa bibliográfica e documental acerca dos gêneros trabalhados nas aulas. Além disso, contamos com um estudo teórico e metodológico de teorias fundamentais para a compreensão dos gêneros, como o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que tem como expoentes Bronckart (2009, 2022) e Dolz e Gagnon (2015). Sobre letramentos, foram acessados os referenciais de Fiad (2015) e Cristóvão et al. (2020; 2021). Considerando o tema emergente e como um campo frutífero de pesquisas, embora já trilhado por vários autores, destaca-se o ambiente da extensão como oportuno para o acesso a práticas de ensino e de aprendizagem de professores no início da profissão, com notável atenção à mobilização de conhecimentos no campo dos gêneros que permeiam tal formação inicial.
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Referências
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