LETRAMENTO ACADÊMICO E PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: contribuições do LPT Acadêmico na aquisição do letramento

  • José Ribamar Lopes Batista Júnior [Ribas Ninja] Universidade Federal do Piauí
  • Rawane Soares Santos Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS)
  • Cleydson Wendel Nunes de Souza Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS)
  • Gilmarley Lima de Sousa Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS)
  • Luanne Beatriz Fialho de Carvalho Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS)
  • Ana Beatriz Freire de Sousa Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS)
Palavras-chave: Letramento acadêmico, Escrita acadêmica, Extensão

Resumo

Ao ingressar na universidade muitos estudantes relatam ter dificuldades na execução das práticas de leitura, escrita e oralidade. Por essa razão, nos últimos anos os estudos voltados para o letramento acadêmico buscaram compreender as causas dessas dificuldades e desenvolver estratégias para minimizar o problema. Nessa perspectiva, o presente artigo discorre sobre as atividades desenvolvidas pelo LPT Acadêmico, projeto de extensão do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI). Objetiva-se apresentar as ações de extensão que buscam diminuir as dificuldades relacionadas às práticas de letramento acadêmico dos/as estudantes ingressantes na universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como relato de experiência, na qual nos apoiamos essencialmente em Fischer (2007), Votre e Berg (2018) e Santos, Rocha e Passaglio (2016). Os resultados mostraram que as ações extensionistas desenvolvidas pelo projeto colaboram no processo de letramento acadêmico. Desse modo, o LPT Acadêmico auxilia as/os estudantes a aprimorar suas habilidades de leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ribamar Lopes Batista Júnior [Ribas Ninja], Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. 

Rawane Soares Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS).

Cleydson Wendel Nunes de Souza, Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS)

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS).

Gilmarley Lima de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS)

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS)

Luanne Beatriz Fialho de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS).

Ana Beatriz Freire de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS).

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. cap. p. 279-326.
DA CRUZ SOUZA, Jackson Wilke; DA SILVA, Guilherme Lourenço. Formatação e edição do texto acadêmico em um curso de extensão. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 19, n. 41, p. 78-90, 2022.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.
FISCHER, Adriana. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 341 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
FISCHER, Adriana. Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa. 2008.
LEA, Mary Rosalind; STREET, Brian Vincent. Student writing in higher education: an academic literacies approach. UK Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO, Angela Paiva. Princípios gerais para o tratamento das relações entre fala e escrita. In: _________. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista brasileira de linguística aplicada, v. 10, p. 363-386, 2010.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014.
SANTOS, J.; ROCHA, B.; PASSAGLIO, K; EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 23-28, 28 maio 2016
VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade 1: fundamentos. São Paulo: Parábola, 2019.
VOTRE, Sebastião Josué; DA SILVA BERG, Rosana. Orientações para a Escrita Acadêmica: Memorial de Conclusão de Curso. Mauad Editora Ltda., 2018.
Publicado
12-07-2024