LETRAMENTO ACADÊMICO E PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: contribuições do LPT Acadêmico na aquisição do letramento
Resumo
Ao ingressar na universidade muitos estudantes relatam ter dificuldades na execução das práticas de leitura, escrita e oralidade. Por essa razão, nos últimos anos os estudos voltados para o letramento acadêmico buscaram compreender as causas dessas dificuldades e desenvolver estratégias para minimizar o problema. Nessa perspectiva, o presente artigo discorre sobre as atividades desenvolvidas pelo LPT Acadêmico, projeto de extensão do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI). Objetiva-se apresentar as ações de extensão que buscam diminuir as dificuldades relacionadas às práticas de letramento acadêmico dos/as estudantes ingressantes na universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como relato de experiência, na qual nos apoiamos essencialmente em Fischer (2007), Votre e Berg (2018) e Santos, Rocha e Passaglio (2016). Os resultados mostraram que as ações extensionistas desenvolvidas pelo projeto colaboram no processo de letramento acadêmico. Desse modo, o LPT Acadêmico auxilia as/os estudantes a aprimorar suas habilidades de leitura e escrita.
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Referências
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