O CONHECIMENTO AMOROSO ADVAITA uma experiência mística em Raimon Panikkar
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A partir da perspectiva hindu, conhecida como advaita ou adualidade, Panikkar faz uma crítica à primazia do pensamento científico em detrimento de uma visão mais holística da realidade que, para ele, estaria relacionada à experiência de uma nova inocência. Tal experiência exige uma visão do terceiro olho, que integra a razão e os sentidos, que também pode ser chamada de experiência mística ou intuição advaita. Na visão panikkariana, a mística é uma relação adualista entre a ação e a contemplação, o conhecimento e o amor. Através de pesquisa bibliográfica em uma perspectiva metodológica crítico-analítica, mostraremos de que forma ele constrói sua crítica e aponta o caminho que, ao seu entender, leva a um tipo de conhecimento amoroso, mais integrado ao que chama de experiência da Vida.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
PANIKKAR, Raimon. Identity and Non-Contradiction: Two Schemes of Intelligibility. In: T. R. V. Murti and Indian Philosophical Tradition, Varanasi: Banaras Hindu University, 1989. v. I, n. 1, p. 207-215.
PANIKKAR, Raimon. El silencio del Buddha: una introducción al ateísmo religioso. Madrid: Siruela, 1996.
PANIKKAR, Raimon. Amor y no-dualidad. Revista Sufí. Madri, n. 1, 2001, p. 14-18. Disponível em: http://www.nematollahi.org/revistasufi/articulos/Amor_y_no_dualidad.pdf. Acesso em: 27 dez. 2019.
PANIKKAR, Raimon. Rising sun and setting sun. Diogenes, v. 50, n. 4, 2003, p. 5-13. Disponível em:
http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/03921921030504002. Acesso em: 27 dez. 2019.
PANIKKAR, Raimon. Espiritualidad hindú. Barcelona: Editoral Kairós, 2005. E-book.
PANIKKAR, Raimon. Ícones do pannimistério: a experiência de Deus. São Paulo: Paulinas, 2007. (Coleção algo a dizer).
PANIKKAR, Raimon. L’Inévitable dialogue: Dieu, Yahweh, Allah, Bouddha… Paris: Le Relié, 2008.
PANIKKAR, Raimon. Visión trinitária y cosmoteándrica: dios-hombre-cosmos. Milão: Jaca Book SPA, 2011. E-book.
PANIKKAR, Raimon. Entre Dieu et le cosmos: une vision non dualiste de la réalité. Paris: Albin Michel, 2012. (Entretiens avec Gewndoline Jarcyk)
PANIKKAR, Raimon. The rhythm of being: the Gifford lectures. New York: Orbis Books, 2013.
PANIKKAR, Raimon. Mística y espiritualidad: mística, plenitud de vida. v. 1. Barcelona: Herder Editorial, 2015. (Obras completas).
PÉREZ PRIETO, Victorino. Dios, Hombre, Mundo: la trinidad en Raimon Panikkar. Barcelona: Herder, 2008. E-book.
PÉREZ PRIETO, Victorino; RUEDA, José Luis Meza. Diccionario Panikkariano. Barcelona: Herder, 2016.
VELASCO, Juan Martín. El fenômeno místico, clave para la comprensión del hecho y del ser humano. In: LÓPEZ-BARALT, Luce (Ed.); SOTOMAYOR, Beatriz. Repensando la experiência místicas desde las ínsulas extrañas. Madri: Editorial Trotta, 2013, p. 17-61.