ENFERMIDADE E VIVÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE: estudo de caso de uma pessoa sem religião a partir da disciplina Epistemologia Axiológica de Marià Corbí
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
As pesquisas em espiritualidade e saúde têm se mostrado de grande valia para o entendimento de como se dá essa relação e sobre como ela pode fazer parte do cotidiano das equipes multidisciplinares na área da saúde e de seus pacientes. Nesse contexto, surgem questionamentos se é possível o cultivo da espiritualidade em pacientes que se denominam sem-religião, espiritualidade pela óptica do epistemólogo Marià Corbí: Qualidade Humana e Qualidade Humana Profunda. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso sobre a vivência da espiritualidade de uma paciente em cuidados paliativos. Trazemos para esta comunicação uma análise qualitativa preliminar, a partir da Epistemologia Axiológica de Marià Corbí, considerando as informações coletadas em entrevista individual. Um ponto relevante é a busca da paciente por estudos desenvolvidos com foco em câncer pulmonar - CPNPC ALK-positivo, sítio primário da paciente. Este trabalho reafirma a necessidade da busca de estudos empíricos para nos embasar de conhecimentos sobre espiritualidade, evidenciando a necessidade de capacitação de toda equipe multidisciplinar em relação à fundamentação teórica e prática para a tomada de decisão frente à complexidade da área.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
CORBÍ, Mariá. Proyectos colectivos para sociedades dinámicas: Principios de Epistemología Axiológica. Barcelona: Herder, 2020.
ESPERANDIO, Mary Rute Gomes; MACHADO, Geilson Antonio Silva. Brazilian
Physicians’ Beliefs and Attitudes toward Patients’ Spirituality: Implications for Clinical. Journal of Religion and Health, [s.l.], v. 58, n. 4, p. 1172-1187, Aug. 2020.
GUARDANS, Teresa. La verdad del silencio por los caminos del asombro. Barcelona: Herder, 2001. 264 p.
MARTINS, A. R. Tempo axial: um estudo sobre a epistemologia axiológica segundo Marià Corbí e as transformações no campo religioso brasileiro entre 1940 a 2010. Dissertação (Mestrado) 2013. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 11, n. 32, p. 1650-1651, 18 dez. 2013.
MOREIRA, A. DA S. Religiosidade laica: uma introdução ao pensamento de Marià Corbí (Secular religion: an introduction to Marià’s Corbí thought) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p21. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 8, n. 19, p. 21-40, 3 mar. 2011.
NAVARRO, I.; ORTIZ COTTE, A.; VALDERRAMA IZQUIERDO, J.; CASTAÑO CORVO, M. B. Experiencia universitaria del estudio de la obra de Marià Corbí. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 37, p. 613-618, 4 abr. 2015.
SENRA, Flávio; CAMPOS, Fabiano Victor de Oliveira. Senso religioso contemporâneo e os sem-religião: uma provocação a partir de Emmanuel Lévinas. Caminhos, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 312-331, jul./dez. 2014.
SOUZA, Carlos Frederico. Espiritualidade e bioética. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 123-145, jan./jun. 2013.
SOUZA, J. F. DE. Inteligência espiritual: um estudo sobre o despertar de uma espiritualidade não religiosa como qualidade humana profunda nas organizações. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 57, p. 1412, 31 dez. 2020.
VIEIRA, José Álvaro Campos. Ensaio de espiritualidade não religiosa: um estudo a partir de indivíduos sem religião em Belo Horizonte. Hotizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 18, n. 57, p. 1420, dez. 2020.