O MODELO RELIGIOSO E O PROGRESSO ÉTICO DA COMUNIDADE DE MATEUS NA PERSPECTIVA DE MAX SCHELER
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Compreender a força de influência de um modelo em uma unidade social foi preocupação do filósofo Max Scheler. Em seus trabalhos fenomenológicos sobre a experiência ética, Scheler demonstrou a importância da presença de um modelo religioso. À vista disso, Karol Wojtyla, em sua tese de doutorado em filosofia, intitulada Max Scheler e a ética cristã, afirma a possibilidade de Jesus Cristo ser o gênio-religioso moral que influencia um progresso ético, e o Sermão da Montanha a exemplificação desse mesmo progresso. Com isso em mente, o objetivo deste trabalho é localizar o modelo religioso e compreender o modo como se entende a experiência ética da comunidade mateana, a partir de uma investigação do texto bíblico Sermão da Montanha, tendo como base o pensamento de Max Scheler. Em suma, este trabalho, ao correlacionar as duas realidades textuais – a saber: o texto bíblico e o fenomenológico –, tenta responder à seguinte questão: qual a importância de Jesus Cristo, enquanto modelo religioso, para o progresso ético da comunidade mateana?
Downloads
Detalhes do artigo
Autoras e autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
REFERÊNCIAS
BÍBLIA. A Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 1985.
OVERMAN, J. Andrew. O evangelho de Mateus e o judaísmo formativo: o mundo social da comunidade de Mateus. São Paulo, SP: Loyola, 1997.
SCHELER, Max. Ética: Nuevo ensayo de fundamentación de un personalismo ético Tomo II. Buenos Aires: Revista de Occidente Argentina, 1948.
______. Modelos e líderes. Curitiba: Champagnat, 1998.
______. De lo eterno en el hombre. Madrid: Encuentro, 2007.
______. Do eterno no homem. Petrópolis: Vozes, 2015.
SEGUNDO, Juan Luiz. O caso Mateus: Os primórdios de uma ética judaico-cristã. São Paulo: Paulinas, 1997.