O tratamento da oralidade nos PCN de língua portuguesa de 5ª a 8ª séries
Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais, língua portuguesa, oralidade, ensino fundamental,
Resumo
Este ensaio dedica-se à análise do tratamento dispensado à oralidade nos de 5ª a 8ª Séries do Primeiro Grau, tendo em vista a relevância da questão. O estudo frisa ser esta a primeira vez que um documento oficial dedica atenção especial à linguagem oral no ensino de língua materna, dando-lhe uma posição de destaque. Entre os aspectos positivos, aponta a noção de linguagem como atividade social e cognitiva, e o fato de não se postular uma dicotomia estrita entre fala e escrita como se fossem dois sistemas linguísticos diversos. Contudo, a análise detalhada das principais passagens em que o tema da oralidade é tratado, revela que o resultado geral não é animador, particularmente sob o ponto de vista prático, pois não há um definição clara da oralidade nem um sugestão adequada do seu tratamento empírico. Observa, também, que em várias passagens verifica-se umavisão da oralidade pelo viés da perspectiva da escrita. No conjunto, sugere-se uma revisão conceitual, ampliação dos gêneros textuais da fala a serem tratados e maior concretude na formulação nas propostas de trabalho.Downloads
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Publicado
25-03-1999
Como Citar
MARCUSCHI, L. A. O tratamento da oralidade nos PCN de língua portuguesa de 5ª a 8ª séries. Scripta, v. 2, n. 4, p. 114-129, 25 mar. 1999.
Edição
Seção
Scripta v. 2, n. 4
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