Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo a citação em textos teóricos produzidos por estudantes universitários. Na primeira parte, trata, inicialmente, da forma como é abordada a citação nos manuais de metodologia da escrita destinados aos estudantes. A análise dessas obras aponta uma falta, geral, de ancoragem teórica na apreensão da citação, que é tratada muito freqüentemente sob um ângulo moralizador e tecnicista. A segunda parte propõe possibilidades de trabalho visando integrar a citação nas práticas de escritura mais gerais. Trata-se, em particular, de restituir à citação sua dimensão estética, de melhor considerar sua dimensão funcional e seu papel de legitimação e, enfim, de permitir aos estudantes ampliar seu potencial de produção de sentido. A terceira
parte, ilustrativa, identifica alguns problemas apresentados nas práticas de citação de alunos do segundo ano, quando são confrontados com a escritura de um relatório de estágio.
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Referências
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GROSSMANN, Francis. Les modes de référence à autrui: l’exemple de la revue Langages. Faits de Langue, n. 18. (no prelo).
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