Linguística e pedagogia da leitura

  • José Luiz Fiorin
Palavras-chave: Ensino da leitura, Aplicação das teorias do discurso e do texto, Procedimentos de construção do sentido.

Resumo

Este texto busca mostrar o papel da Lingüística no ensino da leitura. Partindo da tese de que o conhecimento dos mecanismos intra e interdiscursivos é indispensável para que o aluno aprenda a interpretar os textos, este artigo procura demonstrar que uma pedagogia da leitura deve ser embasada em teorias do texto e do discurso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto. São Paulo: Ática, 1997.

GREIMAS, A. J.; COURTES, J. Sémiotique: dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1979.

ECO, Umberto. Les limites de l’interprétation. Paris: Grasset, 1990.

MAINGUENEAU, Dominique. Nouvelles tendances en analyse du discours. Paris: Hachette, 1987.

MELO-NETO, João Cabral de. Antologia poética. 7. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1989.

PAIS, José Paulo. Um por todos. São Paulo: Brasiliense, 1986.

RIBEIRO, Renato Janine. A última razão dos reis: ensaios sobre filosofia e política. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

TEIXEIRA, Lúcia. Basta que a chamemos literatura. Niterói, 1997 (mimeo).

Publicado
18-03-2004
Como Citar
Fiorin, J. L. (2004). Linguística e pedagogia da leitura. Scripta, 7(14), 107-117. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12547