Unidades fraseológicas religiosas no léxico de Ouro Preto (MG)
Resumo
Este artigo traz à discussão dados que fazem parte da dissertação de mestrado, intitulada “A preservação da memória através do léxico: análise de unidades fraseológicas na cidade de Ouro Preto (MG)”, defendida no Programa de Pós-Gradução em Letras Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Ouro Preto (MG). O presente estudo delimita sua análise nas categorias de parêmias e expressões idiomáticas, explorando três unidades fraseológicas relacionadas à temática religiosa da cidade de Ouro Preto (MG), são elas: "o conto do vigário", "santo do pau oco" e "devagar com o andor que o santo é de barro". Nosso objetivo é evidenciar como a memória coletiva é preservada e transmitida por meio do léxico, proporcionando uma compreensão mais profunda da história e da identidade cultural e religiosa de Ouro Preto. Nossa metodologia consiste na análise detalhada desses três fraseologismos, considerando as narrativas orais coletadas durante a pesquisa de mestrado, em seguida procedemos à consulta de dicionários e obras fraseológicas, publicados em diferentes períodos, a fim de verificarmos (i) as definições que tais obras atribuem a essas unidades fraseológicas e (ii) a possível origem delas. Logo depois, foi feito um cotejo entre os relatos orais e as definições institucionalizadas. Como conclusão, constatamos que as narrativas orais adicionam camadas de significado à rica tapeçaria de narrativas que compõem a memória dos falantes, tornando-a multifacetada.
Downloads
Referências
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. v.1 – Artes do fazer. 17ª edição. Petrópolis: Vozes, 2011.
BUENO, Adriano de Souza. Materialidade e imaterialidade no fazer escultórico em Minas Gerais na contemporaneidade. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
COELHO, Beatriz; QUITES, Maria Regina Emery. Estudo da escultura devocional em Minas Gerais. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionario Aurélio. 4.ed. Curitiba: Positivo, 2009.
DOMICIANO, João Felipe Guimarães de Macedo Sales. O mito e sua estrutura: contribuições da antropologia lévi-straussiana para a formalização da clínica psicanalítica. 2014. (Dissertação mestrado em Psicologia - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo).
FREIRE, Laudelino. Grande e novíssimo diccionário da língua portuguesa. 5 v. Rio de Janeiro: A Noite, 1939.
MARQUES, Elizabete Aparecida. Um olhar sobre a interrelação entre fraseologia, memória e cultura: foco sobre o português brasileiro. In: Aparecida Negri Isquerdo; Giselle Olivia Mantovanni Dal Corno (Org.). As Ciências do Léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia. 1ed.Campo Grande/MS: UFMS,2018, v.VIII, p.11-22.
MENEZES, Joaquim Furtado de. Igrejas e irmandades de Ouro Preto. Belo Horizonte: IEPHA, 1975.
MONTEIRO-PLANTIN, Rosimeire Selma. Fraseologia, era uma vez um patinho feio no ensino da língua materna. v.1. Fortaleza: editora da Universidade Federal do Ceará, 2014.
NASCENTES, Antenor. Tesouro da fraseologia brasileira. 2.ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Livraria Freitas Bastos S.A., 1945; 1966.
OLIVA, Menezes de. A Santa do pau oco e outras histórias. Rio de Janeiro: Laemert, 1957.
ORTÍZ-ALVAREZ, Maria Luiza. Expressões Idiomáticas do Português do Brasil e do espanhol de Cuba: estudo constrativo e implicações para o ensino de português como língua estrangeira. Campinas, 2000. (Tese de doutorado, Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.).
PENA, Martins. Quem casa, quer casa. In: As Melhores Comédias de Martins Pena. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996 [1845].
PÒLGUERE, Alain. Lexicologie et Sémantique Lexicale: Notions Fondamentales. Montréal: Presses de l’Université de Montréal, 2016. Tradução de Sabrina Pereira de abreu. São Paulo: Contexto, 2018.
URBANO, Hudinilson. Dicionário brasileiro de expressões idiomáticas e ditos populares: desatando nós. 2018.
XATARA, Cláudia. ; PARREIRA, Maria Cristina. A elaboração de um dicionário fraseológico. In: ORTIZ, A. M. L.; UNTERNBAUMEN, E. H. (Orgs.). Uma (re)visão da teoria e da pesquisa fraseológicas. Campinas: Pontes Editores, 2011.
XATARA, Cláudia Maria. Tipologias das expressões idiomáticas. São Paulo: Alfa, 1998.
ZAVAGLIA, Cláudia.(Org). Coletânea Guia dos curiosos em espanhol, francês, inglês, italiano, latim: Xeretando a linguagem, 2008.
Copyright (c) 2024 Editora PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".