A formação de redes de mediadores de letramento durante o processo de escrita de textos acadêmicos no doutorado
Resumo
O objetivo deste artigo é caracterizar e analisar os papéis desempenhados pelos mediadores de letramento que interagiram com uma doutoranda durante a escrita de sua tese. Mediadores de letramento são agentes que causam impacto direto na trajetória de publicação de um texto acadêmico. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se nos princípios dos Novos Estudos do Letramento e na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos, além de empregar a etnografia como alicerce teórico-metodológico. Neste trabalho, foram analisados excertos de entrevistas realizadas com uma doutoranda da área de Ciências Humanas, Sociais e Arte no ano de 2018. A análise concentrou-se na formação de uma rede de mediadores de letramento composta por estudantes pós-graduandos que se auxiliaram mutuamente durante a escrita de seus textos acadêmicos. Concluiu-se que, ao interagir com diferentes mediadores, a participante buscou por orientação, apoio, suporte e oportunidades. Portanto, este estudo destaca a relevância das interações com os mediadores de letramento ao longo do processo de escrita de uma tese, corroborando a ideia de que as práticas de letramentos acadêmicos não se constituem apenas pela figura solitária do autor. Ao contrário, são as interações com os diferentes mediadores que possibilitam que as escritas sejam revisitadas e transformadas.
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