“Dançar o nome com o braço na palavra berço”: A relação vida e obra poética de Edimilson de Almeida Pereira
Resumo
O artigo tem o objetivo de refletir sobre a relação vida e obra poética de Edimilson de Almeida Pereira, poeta nascido em Juiz de Fora, MG, em 1963. O autor costuma enfatizar a existência de traços biográficos na sua produção poética, analisando este aspecto em entrevistas e depoimentos concedidos a vários estudiosos da sua obra. Nesses textos, menciona, por exemplo, o papel que a experiência de crescer em ambiente financeiramente carente desempenhou na economia vocabular da sua poesia e na maneira de ver o mundo.
Downloads
Referências
AGUSTONI, Prisca e PEREIRA, Edimilson de Almeida Pereira. Traduzioni/ Traduções. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1999.
AGUSTONI, Prisca. “Encontro Marcado: Entrevista com Edimilson de Almeida Pereira”. Entrevista efetuada no 6º Salão do Livro de Minas Gerais & Encontro de Literatura. Belo Horizonte, 19 ago. 2006.
AGUSTONI, Prisca. “Os sete selados na poética de Edimilson de Almeida Pereira”. In: FARIA, Alexandre (org.). Poesia e vida: anos 70. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2007.
AGUSTONI, Prisca. “O Atlântico em movimento: travessia, trânsito e transferência de signos entre África e Brasil na poesia contemporânea em língua portuguesa”. Tese de doutourado. Belo Horizonte: Ponifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Letras, fevereiro de 2007.
AGUSTONI, Prisca. “Escavações na língua e na cultura”. Palara. Publication of the Afro-Latin/American Research Association. West Lafayette (USA): Purdue University, n. 12, p. 16-28, 2008.
AMARO, Austen. Juiz de Fora. Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2004.
ÁVILAS, Carlos. “Um modernista esquecido. Edição redescobre o poema longo ‘Juiz de Fora’, publicado em 1926 por Austen Amaro”. . Acesso em: 18 jun. 2008.
BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1958.
BARBEITOS, Arlindo. Angola, Angolê, Angolema. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1976.
BARBOSA, Maria José Somerlate. “Edimilson de Almeida Pereira: ‘Com modos e truques de ouvir’”. Brasil-Brazil – Revista de Literatura Basileira / A Journal of Brazilian Literature. Providence: Brown University / Porto Alegre: Mercado Aberto, n. 19, 1998.
BARBOSA, Maria José Somerlate. Recitação da passagem: a obra poética de Edimilson de Almeida Pereira. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009.
ALEIXO, Ricardo. “Prefácio”. In: PEREIRA, Casa da palavra: obra poética 3.
Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
CAMARGO, Oswaldo de. “Movimentos, livros e autores que influenciaram a formação dos poetas”; “Por que poesia negra?”. In: “Negras palavras: encontro de gerações” (evento). Negras palavras, n. 2, 2008.
CHAVES, Rita. “As coisas arcas”. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida. As coisas arcas: obra poética 4. Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2003.
CLIFFORD, Greg. The legendary Kweku Ananse stories. Vol. 1-4. MamprobiAccra, Ghana: Golden Wings, 1995.
CRUZ, Adélcio de Souza. “Afro-brasilidade urbana: poética da diáspora em performance”. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio. Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
CULLER, Jonathan. “Beyond interpretation”. In: HAZARD, Adams & SEARLE, Leroy, (Ed.). Critical theory since 1965. Tallahassee: Florida University Press, 1986.
FONSECA, Maria Nazareth. “Autores afro-brasileiros contemporâneos”. In: SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazareth (Org.). Literatura afro-brasileira. Salvador: Centro de Estudos Afro-orientais; Brasília: Fudanção Palmares, 2006.
FREITAS, Iacyr Anderson. “Oralidade, iniciação e metalinguagem ou ‘o ovo de outras coisas’”. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida. O homem da orelha furada. Juiz de Fora: D’Lira, 1995.
GONZAGA, Chiquinha.“Ó Abre alas”. In: DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida. 7.ª ed. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Tempos, 1999.
LUCAS, Fabio. “Prefácio”. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida. Rebojo. Juiz de Fora: D’Lira, 1995.
LUIS, William. “Introducción a Signo cimarrón”. In: PEREIRA, Signo cimarrón. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2005.
MACHADO, Antônio de Alcântara. “ABRE-ALAS”. Revista de Antropofagia, ano 1, n. 1, maio de 1928, p. 1. Reimpresso In: SCHWARTZ, Jorge (Coord.). Caixa Modernista. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: EDUSP, 2003.
MARQUES, Fabrício. Dez conversas: diálogos com poetas contemporâneos. Edição bilíngue português / espanhol. Trad. Prisca Agustoni. Belo Horizonte: Gutenberg, 2004.
OLIVEIRA, Mônica Ribeiro de. Juiz de Fora: vivendo a história. Juiz de Fora: Núcleo de História Regional da UFJF, 1994.
OWOMOYELA, Oyekan. Yoruba triscker tales. Lincoln and London: University of Nebraska Press, 1997.
PADILHA, Laura Cavalcante. Novos pactos: outras ficções: ensaios sobre literaturas afro-brasileiras. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
PEREIRA, Edimilson de Almeida e FREITAS, Iacyr Anderson. Corpo imprevisto & Margem dos nomes e Pedra-Minas & Memorablia. Juiz de Fora: Edições D’Lira, 1989.
PEREIRA, Edimilson de Almeida e ALEIXO, Ricardo. A roda do mundo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1996.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Águas de contendas. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, 1998.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Zeosório blues: obra poética 1. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2002.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Lugares ares: obra poética 2. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Casa da palavra: obra poética 3. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. As coisas arcas: obra poética 4. Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2003.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Loas a Surundunga: subsídios sobre o Congado para estudantes de ensino médio e fundamental. Juiz de Fora: Franco Editora, 2005.
RISÉRIO, Antonio. “E a roda do mundo gira, camará”. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida e ALEIXO, Ricardo de Brito. A roda do mundo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1996.
RISÉRIO, Antonio. Oriki, orixá. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996.
SANTOS, Milton. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002.
SANGLARD, Jorge (Org.). Poesia em movimento: antologia. Juiz de Fora: EDUFJF, 2002.
WOOLF, Virginia. A room of one’s own. San Diego: Harbest/HBJ, 1991.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".