ESPIRITUALIDADE E ARTE o homem em busca de sentido
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo parte da perspectiva de que a arte é um dos fenômenos especificamente humanos, a qual confere um sentido para a existência. Teve por objetivo apreender a visão de Viktor Frankl sobre a espiritualidade e a arte. Para atingir esse escopo, inicialmente discorreu-se sobre a relação entre a busca de sentido e a arte na perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial e, em seguida, debruçou-se sobre onze obras artísticas que retratavam o livro Em busca de sentido. Pôde-se constatar, por meio de pinturas sobre o campo de concentração nazista, a presença do posicionamento espiritual dos prisioneiros. Concluiu-se que a arte seria uma via para reumanizar e transformar o mundo.
Downloads
Detalhes do artigo
Autoras e autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AQUINO, Sandra Kalina Martins Cabral. Os sentidos da performance e da docência à luz da Logoterapia: um estudo com professores de instrumento em duas universidades do Nordeste. 2017. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
AQUINO, Thiago A. Avellar de; TOBALDO, Patricia. La voluntad de sentido en poemas, reflexiones e imágenes. Buenos Aires: Editorial Autores de Argentina, 2017.
CRUZ, Josilene Silva; AQUINO, Thiago A. Avellar de. Educação para a paz: interfaces entre o ensino religioso e o pensamento de Viktor Frankl. Caminhos, v. 17, n. 2, p. 523-540, 2019.
FRANKL, Viktor Emil. A psicoterapia na prática. Campinas: Papirus, 1991.
FRANKL, Viktor Emil. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. São Paulo: Paulus, 2011.
FRANKL, Viktor Emil. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 2010.
FRANKL, Viktor Emil. En el princípio era el sentido: reflexiones em torno al ser humano. Barcelona: Paidós, 2000.
FRANKL, Viktor Emil. Fundamentos antropológicos da psicoterapia. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
FRANKL, Viktor Emil. Logoterapia e análise existencial: texto de cinco décadas. Campinas: Editorial Psy II, 1985.
FRANKL, Viktor Emil. Psicoterapia e sentido da vida. São Paulo: Quadrantes, 1989.
FRANKL, Viktor Emil. Sincronización en Birkenwald. Buenos Aires: San Pablo, 2006.
FRANKL, Viktor Emil. Trotzdem Ja zum Leben sagen: ein psychologe erlebt das konzentrationslager. Munique: Kösel, 1977.
LUKAS, Elisabeth. Logoterapia: “a força desafiadora do espírito”. São Paulo: Loyola, 1989.
TOBALDO, Patricia. El arte en la cotidianidad. Buenos Aires: Editorial Autores de Argentina, 2017.
TOBALDO, Patricia. Encuentro de Viktor Frankl a través del arte. Buenos Aires: Editorial Autores de Argentina, 2015.