ESPIRITUALIDADE E ARTE o homem em busca de sentido
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo parte da perspectiva de que a arte é um dos fenômenos especificamente humanos, a qual confere um sentido para a existência. Teve por objetivo apreender a visão de Viktor Frankl sobre a espiritualidade e a arte. Para atingir esse escopo, inicialmente discorreu-se sobre a relação entre a busca de sentido e a arte na perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial e, em seguida, debruçou-se sobre onze obras artísticas que retratavam o livro Em busca de sentido. Pôde-se constatar, por meio de pinturas sobre o campo de concentração nazista, a presença do posicionamento espiritual dos prisioneiros. Concluiu-se que a arte seria uma via para reumanizar e transformar o mundo.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AQUINO, Sandra Kalina Martins Cabral. Os sentidos da performance e da docência à luz da Logoterapia: um estudo com professores de instrumento em duas universidades do Nordeste. 2017. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
AQUINO, Thiago A. Avellar de; TOBALDO, Patricia. La voluntad de sentido en poemas, reflexiones e imágenes. Buenos Aires: Editorial Autores de Argentina, 2017.
CRUZ, Josilene Silva; AQUINO, Thiago A. Avellar de. Educação para a paz: interfaces entre o ensino religioso e o pensamento de Viktor Frankl. Caminhos, v. 17, n. 2, p. 523-540, 2019.
FRANKL, Viktor Emil. A psicoterapia na prática. Campinas: Papirus, 1991.
FRANKL, Viktor Emil. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. São Paulo: Paulus, 2011.
FRANKL, Viktor Emil. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 2010.
FRANKL, Viktor Emil. En el princípio era el sentido: reflexiones em torno al ser humano. Barcelona: Paidós, 2000.
FRANKL, Viktor Emil. Fundamentos antropológicos da psicoterapia. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
FRANKL, Viktor Emil. Logoterapia e análise existencial: texto de cinco décadas. Campinas: Editorial Psy II, 1985.
FRANKL, Viktor Emil. Psicoterapia e sentido da vida. São Paulo: Quadrantes, 1989.
FRANKL, Viktor Emil. Sincronización en Birkenwald. Buenos Aires: San Pablo, 2006.
FRANKL, Viktor Emil. Trotzdem Ja zum Leben sagen: ein psychologe erlebt das konzentrationslager. Munique: Kösel, 1977.
LUKAS, Elisabeth. Logoterapia: “a força desafiadora do espírito”. São Paulo: Loyola, 1989.
TOBALDO, Patricia. El arte en la cotidianidad. Buenos Aires: Editorial Autores de Argentina, 2017.
TOBALDO, Patricia. Encuentro de Viktor Frankl a través del arte. Buenos Aires: Editorial Autores de Argentina, 2015.