O SENTIDO DO SAGRADO da arcaicidade à dessacralização
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A obra de Angela Ales Bello tem como objetivo analisar a constituição do sagrado nas religiões arcaicas e complexas. Para tanto, a filósofa italiana trata de salvaguardar suas premissas na busca pela compreensão da experiência religiosa no espaço-tempo. Em primeira instância, traz o argumento que discute tal experiência, tanto no terreno de sua aceitação, quanto no movimento de sua negação, constatando que ela é algo a ser vivenciado, isto é, de vivência (Erlebnis). Em seguida, apresenta os pressupostos metodológicos para o estudo do sagrado e do religioso. Diante das possiblidades analíticas em torno da religião, Ales Bello assume o caminho fenomenológico, buscando contribuir para um repensar e aprofundar as estruturas internas do sagrado. Também atravessa o âmbito da Antropologia e da História das Religiões, de modo que a experiência humana do religare com o Sacro possa ser compreendida.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BELLO, Angela Ales. O Sentido do Sagrado: da arcaicidade à dessacralização. FERNANDES, Márcio L. (coord.). Tradução de Paulo Sérgio Lopes Gonçalves e Dilson Daldoce Júnior. São Paulo: Paulus, 2018. 158 p. (Coleção Mundo da Vida).