A PASTORAL UNIVERSITÁRIA história, missão, desafios e cenários
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho de pesquisa nesse artigo destaca o percurso histórico da ação pastoral junto às juventudes no âmbito singular e plural da universidade e a missão da Pastoral Universitária. O objetivo é conhecer os processos de mudanças ao longo do tempo, as marchas e contramarchas na história e nas diretrizes das ações pastorais num ambiente específico e desafiador. Trata da compreensão dos cenários, dos desafios e das realidades socioculturais, políticas e religiosas que impactam a geração universitária, a fim de propor caminhos de diálogo e ações pastorais, a partir da escuta e da participação das juventudes nos espaços de decisões e no processo de planejamento das ações na comunidade acadêmica. A metodologia da pesquisa é descritiva e exploratória fundamentada em aportes teóricos. A pesquisa permitiu identificar uma geração universitária contemporânea mais plural, menos preconceituosa, religiosa e politizada. Portanto, o estudo apontou a urgência de conhecer o perfil da geração universitária contemporânea para construir ações pastorais que correspondam às realidades atuais.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ABRAMOVAY, Miriam. Palestra de Miriam Abramovay, da FLACSO Brasil, parte do Curso Juventudes e Educação, Identidades e Direitos. Youtube, 18 mar. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mDK2ID1dkzg. Acesso em 15 out. 2020.
BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Teologia da Libertação e Juventude. Congresso Internacional Sociedade de Teologia e Ciências da Religião.C749a. Anais do 27º Congresso Internacional da SOTER: espiritualidades e dinâmicas sociais: memória – prospectivas / Organização SOTER. Belo Horizonte: SOTER, 2014. 2747 ISSN: 2317-0506
BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Teologia da Libertação e Pastoral Universitária: aspectos históricos e perguntas desafiantes. Congresso Internacional Sociedade de Teologia e Ciências da Religião C749a. Anais do 28º Congresso Internacional da SOTER: religião e espaço público: cenários contemporâneos / Organização SOTER. Belo Horizonte: SOTER, 2015.
BEOZZO, José Oscar. Cristãos na Universidade e na Política. Petrópolis: Vozes, 1984.
CALIMAN, Cleto. A sedução do sagrado. O fenômeno religioso na virada do milênio. Petrópolis: Vozes, 1998.
CELAM CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida. Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. São Paulo: Paulus, 2007.
CELAM CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Civilização do Amor – Projeto e missão. Brasília: Edições CNBB, 2013.
COMBLIN, José. Os movimentos e a pastoral latino-americana. Revista Eclesiástica Brasileira – REB, Petrópolis, v. 43, n. 171, p. 227-262, jun. 1983.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019. São Paulo: Paulus, 2015.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Estudo 102 – O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário. São Paulo: Paulus, 2013.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Documento de Estudo 112 – Setor Universidades da Igreja no Brasil: Identidade e Missão. São Paulo: Paulus, 2019.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Documento final da XV Assembleia Geral do Sínodo da Juventude: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Brasília: CNBB, 2018.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Exortação Apostólica Pós-sinodal do Papa Francisco. Christus Vivit: para os jovens e para todo o povo de Deus. São Paulo: Paulus, 2019.
DICK, Hilário. Revitalização da Pastoral Juvenil Latino-Americana. In.: Congresso Latino-Americano de Jovens, III., 2010, Los Teques (Venezuela), Pronunciamento. Venezuela: 2010. Disponível em: www.pjlatinoamericana.org. Acesso em: 10 out. 2020.
FERNANDES, Sílvia Regina Alves. Jovens religiosos e o catolicismo – escolhas, desafios e subjetividades. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2010.
GÓMEZ DE SOUZA, Luiz Alberto. A JUC: os estudantes católicos e a política. Petrópolis: Vozes, 1984.
LEITE, Ariane Vieira. Os movimentos universitários católicos e as diretrizes internacionais da Igreja Católica: os casos do PUR e da PU. Belo Horizonte: 2000. 163f. Monografia (Conclusão de curso PUC Minas).
LIBANIO, João Batista. Para onde vai a juventude? São Paulo: Paulus, 2011.
NOVAES, Regina. Os jovens de hoje: contextos, diferenças, trajetórias. In: Almeida, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (orgs). Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p.105-120, 2006.
NOVAES, Regina. Juventude e Religião: sinais do tempo experimentado. Interseções, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 351-368, dez. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/39020. Acesso em 15 out.2020.
SANTOS, Ivna Sá dos. Dai-lhes vós mesmos de comer: um livro histórico e testemunhal do Projeto Universidades Renovadas. Belo Horizonte: Itapuã, 2004.