UM PSICANALISTA VISITA A CABANA ponderações frommianas sobre a noção de experiência mística na obra de William P. Young
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo visa apresentar a noção de ressignificação existencial advinda da experiência mística, a partir de uma análise psicanalítica frommiana da obra de ficção A cabana. Segundo o psicanalista Erich Fromm, a experiência mística, pode instaurar no indivíduo profundas mudanças e aprimoramentos em sua personalidade. Essa reorientação existencial pode, inclusive, fornecer ao sujeito uma nova maneira de compreender e de lidar com as contingências da vida, como é o caso da perda e do sofrimento advindo dela. Como recurso metodológico, este estudo irá se utilizar de uma leitura teórico-bibliográfica das seguintes obras A cabana, de autoria de William P. Young; e O espírito de liberdade, Psicanálise e religião e A linguagem esquecida; todas de Erich Fromm. Além destas obras, também recorremos a comentadores do psicanalista supracitado. Por fim, pretende-se mostrar que a experiência mística pode promover no indivíduo um despertar interior, libertando-o assim de um ciclo de sofrimento existencial.
Downloads
Detalhes do artigo
Autoras e autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BRAUNE, Joan. Erich Fromm and Thomas Merton: biophilia, necrophilia, and messianism. Erich Fromm Document Center, 2011. Disponível em: http://fromm-gesellschaft.eu/images/pdf-Dateien/Braune_J_2011.pdf. Acesso em: 8 out. 2020.
BUBER, Martin. Histórias do rabi. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.
COTTA, Denis. A experiência religiosa católica do Encontro de Casais com Cristo (ECC): uma análise sob a perspectiva da psicanálise humanista de Erich Fromm. Curitiba: CRV, 2020. DOI: https://doi.org/10.24824/978655578261.5
COTTA, Denis; CAMPOS, Fabiano Victor de Oliveira. A concepção de amor como arte e a sua relação com a fé: contribuições do pensamento de Erich Fromm. Plura: revista de estudos de religião, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 63-89, 2020. Disponível em: https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1687. Acesso em: 10 mar. 2022.
COTTA, Denis; CAMPOS, Fabiano Victor de Oliveira. O cultivo da sabedoria interior: o encontro entre a espiritualidade humanista e a educação nos escritos de Erich Fromm. Plura: revista de estudos da religião, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 87-116, 2022. Disponível em: https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2145. Acesso em: 08 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/256659.13.1-6
FOULKES, David. A psicologia do sono. São Paulo: Cultrix, 1970.
FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud: a interpretação dos sonhos (1900). Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. 5.
FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud: Totem e tabu (1913). Rio de Janeiro: Imago, 1974. v. 13.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização (1929). São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
FROMM, Erich. A linguagem esquecida: uma introdução ao entendimento dos sonhos, contos de fadas e mitos. Rio de Janeiro: Zahar, 1962.
FROMM, Erich. Psicanálise e religião. 3. ed. Rio de Janeiro: Ibero-Americano, 1966.
FROMM, Erich. Psicanálise da sociedade contemporânea. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.
FROMM, Erich. A arte de amar. Belo Horizonte: Itatiaia, 1971.
FROMM, Erich. Análise do homem. 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.
FROMM, Erich. O espírito de liberdade: uma interpretação radical do velho testamento e de sua tradição. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
FROMM, Erich. O coração do homem: seu gênio para o bem e para o mal. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
FROMM, Erich. Anatomia da destrutividade humana. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
FROMM, Erich. Do ter ao ser: caminhos e descaminhos do autoconhecimento. São Paulo: Manole, 1992.
FROMM, Erich. Espíritu y sociedad. Barcelona: Paidós. 2011.
FROMM, Erich. Rever Freud: por uma outra abordagem em psicanálise. São Paulo: Loyola, 2013.
FROMM, Erich. Ter ou ser? 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
GODOI, Bernardo Sollar; NOÉ, Sidnei Vilmar. A morte de Deus, o pai da horda primeva e o interdito. Reverso, Belo Horizonte, v. 40, n. 75, p. 73-81, jun. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-73952018000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 out. 2020.
LEVY, Lídia; KUPFERBERG, Marylink. Um silêncio ensurdecedor. Cadernos de Psicanálise, Rio de Janeiro, v. 31, n. 22, p. 173-184, 2009. Disponível em: https://www.cprj.com.br/imagenscadernos/13.Um_silencio_ensurdecedor.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.
MERTON, Thomas. (org.). Ofensiva de paz. Petrópolis: Vozes, 1965.
PANASIEWICZ, Roberlei. Categorização de experiências transcendentais: uma leitura da religiosidade, da fé e da religião. Pistis Praxis, v. 5, n. 2, p. 587-611, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/pistispraxis/article/view/12962. Acesso em: 17 out. 2020.
PEREIRA, Salézio Plácido. A interpretação dos sonhos. Santa Maria: ITPH, 2012.
REZENDE, Ondina Lúcia Ceppas. Conteúdo manifesto/conteúdo latente. Rio de Janeiro: Federação Brasileira de Psicanálise, 2017. Disponível em: https://febrapsi.org/wp-content/uploads/2017/02/conteudo-manifesto-e-conteudo-latente--ondina-lucia-ceppas-resende.pdf. Acesso em: 19 out. 2020.
SHUA, Ana Maria. Contos judaicos com fantasmas e demônios. São Paulo: Shalom, 1994.
SILVA, Yolanda. O que é uma obra de arte? Como interpretar? Citaliarestauro Online. Lisboa, 2022. Disponível em: https://citaliarestauro.com/interpretacao-de-obras-de-arte/. Acesso em: 06 out. 2022.
SINGH, Kalu. Conceitos da psicanálise: culpa. São Paulo: Ediouro, 2005.
VAZ, Henrique Cláudio Lima. Experiência mística e filosofia na tradição ocidental. São Paulo: Loyola, 2000.
YOUNG, William Paul. A cabana. São Paulo: Arqueiro, 2008.