FUNDAMENTOS DA DISCIPLINA EPISTEMOLOGIA AXIOLÓGICA DE MARIÀ CORBÍ E A DESCONSTRUÇÃO DA EPISTEMOLOGIA MÍTICA COMO EXPRESSÃO DE SUBALTERNIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente comunicação tem como objetivo refletir aspectos importantes da disciplina da epistemológica axiológica de Marià Corbí (2020) e o abandono da epistemologia mítica como expressão de subalternidade. O advento da sociedade industrial e suas transformações sociais repercutiram na forma epistemológica de interpretar a realidade. Nessas sociedades, percebe-se certo desencontro entre os esforços para o progresso tecnológico e o desenvolvimento das relações interpessoais e coletivas, o acolhimento das diferenças e do diferente. O fenômeno provoca impactos agudos e potentes no estilo de vida individual e coletivo. Esse desencontro se percebe nos sistemas de valores representados pelas crenças religiosas, por meio de instituições que robustecem os conflitos, a violência e a permanência de convicções inconsistentes para sustentar as demandas da contemporaneidade que aponta para a solidariedade, para a ação conjunta e sustentável. Propõe-se analisar como essa reação se torna incompatível e desatualizada frente aos processos de desenvolvimento e transformação social. Nesse contexto, a disciplina da epistemológica axiológica de Marià Corbí é relevante para os debates que procuram, de forma possível, a atualização dos sistemas de crenças na contemporaneidade, pois o cenário conclama a uma realidade única, centrada em formas múltiplas e flexíveis, sem a condição de subalternidade.
Downloads
Detalhes do artigo
Autoras e autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
CORBÍ, Marià. Las sociedades de conociminento y la calidad de vida. Principios de epistemología axiológica 5. Bubok: Barcelona, 2017.
CORBÍ, Marià. Proyectos colectivos para sociedades dinámicas: principios de epistemología axiológica. Barcelona: Herder, 2020.
CORBÍ, Marià. La mente y la cualidad humana. Principios de Epistemología Axiológica 08. Barcelona: Bubok, 2022.