ENFERMIDADE E VIVÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE: estudo de caso de uma pessoa sem religião a partir da disciplina Epistemologia Axiológica de Marià Corbí
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As pesquisas em espiritualidade e saúde têm se mostrado de grande valia para o entendimento de como se dá essa relação e sobre como ela pode fazer parte do cotidiano das equipes multidisciplinares na área da saúde e de seus pacientes. Nesse contexto, surgem questionamentos se é possível o cultivo da espiritualidade em pacientes que se denominam sem-religião, espiritualidade pela óptica do epistemólogo Marià Corbí: Qualidade Humana e Qualidade Humana Profunda. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso sobre a vivência da espiritualidade de uma paciente em cuidados paliativos. Trazemos para esta comunicação uma análise qualitativa preliminar, a partir da Epistemologia Axiológica de Marià Corbí, considerando as informações coletadas em entrevista individual. Um ponto relevante é a busca da paciente por estudos desenvolvidos com foco em câncer pulmonar - CPNPC ALK-positivo, sítio primário da paciente. Este trabalho reafirma a necessidade da busca de estudos empíricos para nos embasar de conhecimentos sobre espiritualidade, evidenciando a necessidade de capacitação de toda equipe multidisciplinar em relação à fundamentação teórica e prática para a tomada de decisão frente à complexidade da área.
Downloads
Detalhes do artigo
Autoras e autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
CORBÍ, Marià. Para uma espiritualidade leiga: sem crenças, sem religiões, sem deuses. São Paulo: Paulus, 2010.
CORBÍ, Mariá. Proyectos colectivos para sociedades dinámicas: Principios de Epistemología Axiológica. Barcelona: Herder, 2020.
ESPERANDIO, Mary Rute Gomes; MACHADO, Geilson Antonio Silva. Brazilian
Physicians’ Beliefs and Attitudes toward Patients’ Spirituality: Implications for Clinical. Journal of Religion and Health, [s.l.], v. 58, n. 4, p. 1172-1187, Aug. 2020.
GUARDANS, Teresa. La verdad del silencio por los caminos del asombro. Barcelona: Herder, 2001. 264 p.
MARTINS, A. R. Tempo axial: um estudo sobre a epistemologia axiológica segundo Marià Corbí e as transformações no campo religioso brasileiro entre 1940 a 2010. Dissertação (Mestrado) 2013. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 11, n. 32, p. 1650-1651, 18 dez. 2013.
MOREIRA, A. DA S. Religiosidade laica: uma introdução ao pensamento de Marià Corbí (Secular religion: an introduction to Marià’s Corbí thought) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p21. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 8, n. 19, p. 21-40, 3 mar. 2011.
NAVARRO, I.; ORTIZ COTTE, A.; VALDERRAMA IZQUIERDO, J.; CASTAÑO CORVO, M. B. Experiencia universitaria del estudio de la obra de Marià Corbí. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 37, p. 613-618, 4 abr. 2015.
SENRA, Flávio; CAMPOS, Fabiano Victor de Oliveira. Senso religioso contemporâneo e os sem-religião: uma provocação a partir de Emmanuel Lévinas. Caminhos, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 312-331, jul./dez. 2014.
SOUZA, Carlos Frederico. Espiritualidade e bioética. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 123-145, jan./jun. 2013.
SOUZA, J. F. DE. Inteligência espiritual: um estudo sobre o despertar de uma espiritualidade não religiosa como qualidade humana profunda nas organizações. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 57, p. 1412, 31 dez. 2020.
VIEIRA, José Álvaro Campos. Ensaio de espiritualidade não religiosa: um estudo a partir de indivíduos sem religião em Belo Horizonte. Hotizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 18, n. 57, p. 1420, dez. 2020.