PERFIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO NO BRASIL (2017–2020)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A proposta deste artigo é analisar, de forma comparativa, o perfil teórico- metodológico das propostas pedagógicas dos Programas de Pós-graduação em Ciência(s) da(s) Religião (ões), stricto sensu, no Brasil, se atendo à questão da compreensão sobre a disciplinaridade e interdisciplinaridade. Nossa tarefa consiste em entender em que medida a compreensão de disciplinaridade e de interdisciplinaridade estão presentes nas propostas pedagógicas nos Programas de Pós-graduação em Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil. Tal análise se deu a partir dos dados públicos disponibilizados na Plataforma Sucupira, a qual é alimentada pelos Programas de Pós-graduação da área. Os dados são encaminhados anualmente à CAPES, de forma que o período compreendido neste artigo abrangeu o quadriênio 2017-2020. Acreditamos que há muita relevância em identificar conceitualmente as diferenças e pontos de aproximação na metodologia da interdisciplinaridade em Ciências da Religião no Brasil, uma vez que as ideias de integração e de totalidade que perpassam esse método têm referenciais teóricos e históricos diferentes, bem como são determinantes para se construir e desenvolver uma disciplina autônoma.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALMEIDA, Tatiane Aparecida de. Disciplinaridade e interdisciplinaridade em Ciência da Religião: estudo analítico-comparativo sobre o perfil teórico-metodológico das propostas pedagógicas dos Programas de Pós-graduação em Ciência (s) da (s) Religião (ões) no Brasil (2017-2020). Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://web.sistemas.pucminas.br/BDP/PUC%20Minas/Home/Visualizar?seq=C75A098CAFE825BCCD9760C54D5412DE Acesso em: 08 abr. 2022.
BARROS, José D'Assunção. Uma Disciplina: entendendo como funcionam os diversos campos de saber. Opsis, vol.11, n°1, p. 252-270, 2011.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de área – Área 44-Ciências da Religião e Teologia. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ciencia-religiao-teologia-pdf. Acesso em: 08 abr. 2022.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório Grupo de Trabalho – Ficha de Avaliação. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-fichaavaliacao-pdf. Acesso em: 08 abr. 2022.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Sobre a Quadrienal. Brasília: MEC, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e- programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal. Acesso em: 08 abr. 2022.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ficha de Avaliação Área 49 Ciências da Religião e Teologia. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/c-rel-teo-20-novembro-pdf. Acesso em: 08 abr. 2022.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação Trienal 2007– Comissão de Área Multidisciplinar-. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/DocArea04_06_Interdisciplinar.pdf. Acesso em: 08 abr. 2020.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de área 2009 – Interdisciplinar. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/INTER03ago10.pdf. Acesso em: 08 abr. 2020.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GUSDORF, Georges. In: JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976, p. 7-27. 2006.
LAKATOS, Eva Marina; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SACRISTÁN. José Gimeno. O currículo: Uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed. 1998.
SACRISTÁN. José Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. ed. Porto Alegre: ArtMed. 1998.