O VALOR DE UM CONCÍLIO os temas conciliares que estão mudando a caminhada da Igreja
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo pretende enquadrar-se no atual debate eclesial que celebra os sessenta anos do encerramento do Concílio Vaticano II. O artigo apresenta três temas identificados como importantes no debate eclesial. A metodologia escolhida consiste em apresentar as pesquisas de três autores. Em primeiro lugar, a pesquisa de Christoph Theobald sobre o estilo dialógico que caracterizou o debate conciliar, sempre atento a não criar contrastes, mas a construir pontes. Em segundo lugar, a pesquisa de Matteo Mennini, cuja atenção é colocada no debate de uma Igreja pobre e para os pobres, que marcou o debate conciliar. Finalmente, a pesquisa de Peter Neuner sobre a proposta eclesiológica de uma Igreja como Povo de Deus, que trouxe de volta ao debate eclesial muitas questões há muito ofuscadas, como o sacerdócio comum e o papel dos leigos. Na conclusão, sublinha-se o fato de que, apesar das dificuldades encontradas nas décadas seguintes ao Concílio Vaticano II, as três ideias apresentadas encontraram espaço no caminho eclesial.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALBERIGO, Giuseppe et al. L’ecclesiologia del Vaticano II. Dinamismi e prospettive. Bologna: EDB, 1981.
CÓDIGO de Direito Canônico. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1983. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/cod-iuris-canonici/portuguese/codex-iuris-canonici_po.pdf. Acesso em: 04 dez. 2025.
CONGAR, Yves. Per una teologia del laicato. Brescia: Morcelliana, 1966.
CONSTITUIÇÃO dogmática Lumen gentium sobre a Igreja. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1983. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19641121_lumen-gentium_po.html. Acesso em: 04 dez. 2025.
CUGINI, Paolo. Chiesa Popolo di Dio. Bologna: EDB, 2020.
DE LUBAC, Henri. Meditazione sulla Chiesa. Milano: Jaca Book, 2017.
FAGGIOLI, Massimo. Vaticano II: a luta pelo sentido. São Paulo: Paulinas, 2013.
GAUTHIER, Paul. Consolez mon peuple. Le Concile et l’Eglise des Pauvres. Paris: Éditions du Cerf, 1965.
MENNINI, Matteo. La chiesa dei poveri. Dal Concilio Vaticano II a Papa Francesco. Milano: Guerini e Associati, 2016.
NEUNER, Peter. Per una teologia del popolo di Dio. Queriniana, Brescia 2016.
O’MALLEY, John Wiliam. Tradition and Transition: Historical Perspectives on Vatican II. Wilmington: Michael Glazier, 1989.
PHILIPS, Gerard. The Role of the Laity in the Church. Indiana: Fides Publishers Association, 1956.
PHILIPS, Gerard. La Chiesa e il suo mistero nel Concilio Vaticano II: storia, testo e commento della Costituzione Lumen gentium. Milano: Jaca Book 1983.
RAHNER, Karl. Magistero e teologia dopo il Concilio. Brescia: Queriniana, 1966.
RAHNER, Karl. Curso Fundamental da fé. São Paulo: Paulus, 1989.
SCHILLEBEECKX, Edward. Il celibato nel ministero ecclesiastico. Riflessione cristica. Roma: Paoline, 1968.
SEMMELROTH, Otto. La Chiesa sacramento di salvezza. Napoli: D’Auria, 1965.
THEOBALD, Christoph. L’avvenire del Concilio. Nuovi approcci al Vaticano II. Bologna: EDB, 2016.