MARIA COMO LUGAR TEOLÓGICO aspectos sistemáticos da mariologia conciliar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo localizar no contexto anterior e posterior ao Concílio Vaticano II a mariologia e o reconhecimento do lugar teológico que Maria assume na história da salvação e na estrutura epistêmica da fé. O ponto de partida é o movimento que discutiu e aprovou a inserção da temática mariana no esquema sobre a Igreja, tornando a Lumen gentium o primeiro documento que expressa rigorosamente um conteúdo teológico sobre Maria por causa da relação ontológica entre a mãe de Jesus e a comunidade dos seus discípulos e discípulas: o que aquela é em sua individualidade se estende ao que esta última precisa ser em sua coletividade. Dito isso, a personalidade de Maria e sua presença no horizonte cristão são compreendidas como um lugar no qual se intercruzam o advento da Trindade e a abertura existencial do ser humano à transcendência. Por isso, o exercício teológico e acadêmico há de ser sistemático e transdisciplinar porque não pode haver qualquer ensaio mariológico que não seja trinitário, cristológico, pneumatológico e eclesial. Enfim, tais intuições não limitam o exercício reflexivo da fé, mas abrem desdobramentos infinitos a partir deste objeto, fomentados, inclusive, pela teologia sinodal do Papa Francisco.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AQUINO JÚNIOR, F. A Igreja de Jesus. Missão e Constituição. São Paulo: Paulinas, 2021.
BALTHASAR, Hans Urs Von. Maria para hoje. São Paulo: Paulus, 2016.
BARAÚNA, Guilherme (dir.). A Igreja do Vaticano II. Petrópolis: Vozes, 1965.
BOFF. Clodovis. Mariologia social: o significado da virgem para a sociedade: São Paulo: Paulus, 2006.
BOFF. Clodovis. Introdução à mariologia. Petrópolis: Vozes, 2012.
CÂMARA, Helder. Circulares Interconciliares. Col. Obras Completas de Dom Helder Camara. Ord. Zildo Rocha. Vol. II. Tomo I. De 11/12 de abril a 9/10 de setembro de 1964. Recife: Cepe. 2009.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja. Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). Col. Documentos da Igreja. 3ª edição. São Paulo: Paulus, 2004.
CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS. Decreto sobre a celebração da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja no Calendário Romano Geral. Disponível em:
https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2018-03/decreto-maria-mae-da-igreja-calendario-romano.html. Acesso em: 16 de agosto de 2023.
FALASCA, Stefania. A Maria, a primeira fiel. Col. Cadernos do Concílio – 24. 1ª ed. Brasília: Edições CNBB, 2023.
FORTE, Bruno. Maria, a mulher ícone do mistério. São Paulo: Paulinas, 1991.
FORTE, Bruno. A Igreja ícone da Trindade. São Paulo: Loyola, 2005.
FRANCISCO. Letter of his holiness Pope Francis to the priests of the Diocese of Rome. Disponível em:
https://www.vatican.va/content/francesco/en/letters/2023/documents/20230805-lettera-sacerdoti.html. Acesso em: 16 de agosto de 2023.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Laudate Deum sobre a crise climática. São Paulo: Paulinas, 2023.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia. (2020a). Disponível em:
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20200202_querida-amazonia.html. Acesso em: 12 de julho de 2023.
FRANCISCO. Catequeses - “Curar o mundo”: 3. A opção preferencial pelos pobres e a virtude da caridade. (2020b). Disponível em:
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2020/documents/papa-francesco_20200819_udienza-generale.html. Acesso em: 16 de agosto de 2023.
FRANCISCO. Misericordiae Vultus. Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Col. Documentos Pontifícios. Brasília: Edições CNBB, 2015a.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum. Col. Documentos do Magistério. São Paulo: Paulus; Edições Loyola, 2015b.
FRANCISCO. “Temos que cuidar uns dos outros e do clima”, diz Papa Francisco em mensagem ao Brasil no Dia da Padroeira. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/festa-da-padroeira/noticia/2024/10/12/temos-que-cuidar-uns-dos-outros-e-do-clima-diz-papa-francisco-em-mensagem-ao-brasil-no-dia-da-padroeira.ghtml. Acesso em: 16 de outubro de 2024.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Redemptoris Mater sobre a Bem-aventurada Virgem Maria na vida da Igreja que está a caminho. Col. Theotókos – 3. Brasília: Edições CNBB, 2016.
JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Rosarium virginis Mariae sobre o Rosário. Col. Theotókos – 4. Brasília: Edições CNBB, 2016.
KLOPPENBURG, Boaventura. As Vicissitudes da Lumen Gentium na Aula Conciliar. In: KLOPPENBURG, B. A Igreja do Vaticano II. Petrópolis: Vozes, 1965.
LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário Crítico de Teologia. São Paulo: Paulinas; Loyola, 2014.
LEITE, Pedro I. O Advento de Deus e o êxodo humano: A Trindade na teologia da História de Bruno Forte. Dissertação de mestrado. UNICAP: Recife-PE, 2020. Disponível em: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1302
LEITE, Pedro I. A pneumatologia do Papa Francisco. Pesquisas em Teologia, v. 6, n. 11, pp. 72-90, junho de 2023. Disponível em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/pesquisasemteologia/article/view/1921. Acesso: 24 de agosto de 2023.
LIBANIO, João Batista. Concílio Vaticano II: em busca de uma primeira compreensão. São Paulo: Ed. Loyola, 2005.
PAULO VI. Exortação Apostólica Marialis Cultus para a reta ordenação e desenvolvimento do culto à Bem-aventurada Virgem Maria. Col. Theotókos - 2. Brasília: Edições CNBB, 1ª reimpressão, 2024.
PAULO VI. Exortação Apostólica Signum magnum consagrada ao culto da Virgem Maria Mãe da Igreja e modelo de todas as virtudes. Col. Theotókos – 5. Brasília: Edições CNBB, 2016.
PIÉ-NINOT, Salvador. Introdução à eclesiologia. São Paulo: Loyola, 2013.
NÓBREGA, D. LEITE, Pedro I. A Eclesiologia do Vaticano II: antecedentes e deslocamentos histórico-teológicos. Fronteiras - Revista de Teologia da UNICAP, v. 4, n. 1, jul./dez. 2021, pp. 231–249. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/1915. Acesso em: 13 de agosto de 2023.
RATZINGER, Joseph. O novo povo de Deus. São Paulo: Molokai, 2016.
SOUZA, Ney. GONÇALVES, P. S. Lopes. Catolicismo e sociedade contemporânea: Do Concílio Vaticano I ao contexto histórico-teológico do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2013.
SUSIN, Luiz Carlos. Papa Francisco: uma década latino-americana no pontificado. Fronteiras – Revista de Teologia da UNICAP, v. 6, n. 1, jan./jun. 2023, pp. 17-34. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/2379/2192. Acesso em: 13 de agosto de 2023.