MISSÃO DA IGREJA abordagem por meio de documentos do Magistério eclesial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo faz uma abordagem comparada da missão da Igreja no mundo nos seguintes documentos oficiais: Decreto Ad Gentes, Evangelii Nuntiandi, Redemtoris Missio, Ecclesia in África E Evangelium Gaudium. Segue uma metodologia bibliográfica e documental de forma sequencial, indutiva e confrontada em cada documento. Faz um diagnóstico ordenado e sistematizado da missão da Igreja, que tem como fundamento teológico o envio missionário de Cristo ao mundo. Aponta nos documentos a responsabilidade missionária dos cristãos dentro de cada realidade e contexto. Assinala os elementos e formas para atuação missionaria, dando atenção à enculturação, testemunho, ecumenismo e ao diálogo inter-religioso como dever elementar do agente missionário. A pesquisa salienta que o compromisso concreto transforme a sociedade e o mundo e espera contribuir para uma nova visão de missão onde respeito, abertura, o diálogo, acolhida das diferenças e dos valores culturais e religiosos como essencial, especialmente entre as culturas autóctones.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ANDRADE, Joachim. Inculturação no contexto da missão Ad gentes. In: LABONTÉ, Gilles; ANDRADE, Joachim (org.). Caminho para a missão: fazendo missiologia contextual. Brasília: ABC BSB Editora, 2008. p. 337–353.
BÍBLIA SAGRADA. Bíblia de Jerusalém: São Paulo: Paulinas, 1989.
FRANCISCO I, Papa. Exortação apostólica do sumo pontífice: Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus, 2013.
JOÃO PAULO II, Papa. Carta Encíclica do sumo pontífice: Redemptoris Missio: sobre a validade permanente do mandato missionário. São Paulo: Paulinas, 1991.
JOÃO PAULO II, Papa. Exortação apostólica do sumo pontífice Pós-Sinodal: Ecclésia in África: Sobre a igreja em África e sua missão evangelizadora rumo ao ano 2000. Petrópolis: Vozes, 1995.
PAULO VI, Papa. Decreto do Concílio Vaticano II: Decreto Ad Gentes. Sobre a atividade missionária da igreja. Petrópolis: Vozes, 2000.
PAULO VI, Papa. Exortação apostólica do sumo pontífice: Evangelii Nuntiandi: sobre a evangelização no mundo contemporâneo. São Paulo: Paulinas, 1986.
SOUZA, Ney de. Contexto e desenvolvimento histórico do Concílio Vaticano II. Revista de Teologia e Cultura, n. 02, out./nov./dez. 2005, p. 1–36. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/12792060/contexto-e-desenvolvimento-historico-do-concilio-vaticano-ii. Acesso em: 01 out. 2024.