PENSAR O INCONCEBÍVEL: Exposição crítica da filosofia da religião de simon Frank
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo pretende mostrar a visão do filósofo russo Simon Frank sobre a maneira como a inteligência humana capta aquilo que para ela é mistério, desconhecido, inconcebível. Veremos, primeiramente, como Frank critica o “saber objetal” considerado por ele a matriz do racionalismo filosófico contemporâneo. Em seguida, abordaremos sua visão do ser que
supera o saber “objetal” buscando justificar a douta-ignorância como sendo a única maneira de se estabelecer uma epistemologia coerente para uma filosofia da religião.
supera o saber “objetal” buscando justificar a douta-ignorância como sendo a única maneira de se estabelecer uma epistemologia coerente para uma filosofia da religião.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
CORMIER, Hubert Jean-François. PENSAR O INCONCEBÍVEL: Exposição crítica da filosofia da religião de simon Frank. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 11, p. 87–98, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6190. Acesso em: 14 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ FILOSOFIA DA RELIGIÃO (II)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).