COMO SER IGREJA NO MUNDO DE HOJE, ILUMINADO POR Mt 20, 1-16
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo faz uma rápida explanação sobre o contexto em que surgiu o evangelho de Mateus e se atém a uma possível leitura eclesial da conhecida “parábola dos contratados para a vinha”. O texto tem a pretensão de situar a atualidade desta perícope fazendo uma hermenêutica desses 16 versículos sob a ótica da vocação e da missão. Está dividido em duas partes: na primeira aborda o contexto em que este evangelho surgiu e os conceitos chaves desta perícope e, na segunda, enfatiza as implicações eclesiais da parábola. Nas considerações finais há uma reflexão sobre a atualidade da parábola em questão.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
NETO, Antonio Francisco Jacaúna. COMO SER IGREJA NO MUNDO DE HOJE, ILUMINADO POR Mt 20, 1-16. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 6, n. 9, p. 155–168, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6370. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).