RELIGIÃO, LUGAR, ESPAÇO E TERRITÓRIO: um discurso geográfico sobre o Sagrado no continente africano
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Refletir acerca da temática religião e geografia no contexto do continente africano implica lançar o olhar para as diversas formas como os seres humanos compreendem e se relacionam com o sagrado, com o sobrenatural. Implica, também, compreender as representações simbólicas que tornam comunicáveis os muitos sentidos religiosos vividos pelas comunidades. Encontramos muitos símbolos do sagrado expressos na tradição oral e que fortalecidos pela prática tornaram-se, além de uma força religiosa, um poderoso instrumento de preservação da identidade e de resistência diante dos conflitos territoriais, o que inclui as tentativas de d ominação por parte de algumas potências estrangeiras. As religiões, seus cultos ancestrais, seus orixás, representam não apenas o corpo da natureza divinizada, mas também a possibilidade de preservação da dignidade dos diferentes povos que habitam a África.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
SCHLÖGL, Emerli; FILIZOLA, Roberto; AQUINO, Thadeu Guaraciaba de. RELIGIÃO, LUGAR, ESPAÇO E TERRITÓRIO: um discurso geográfico sobre o Sagrado no continente africano. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 5, n. 7, p. 73–87, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6453. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
Dossiê Geografia da Religião - nova abordagem (I)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).