NOVA ERA À BRASILEIRA: A NEW AGE POPULAR DO VALE DO AMANHECER
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho pretende trazer uma contribuição para o debate acerca dos novos movimentos religiosos brasileiros, tomando como objeto de análise o Vale do Amanhecer, movimento de caráter místico esotérico que surgiu em Brasília em meados da década de 1960. Possuindo um forte caráter sincrético, tal movimento inserir-se-ia no que denominamos New Age Popular, que em nossa análise configura uma forma sui generis de vivência das práticas da Nova Era no Brasil. Nossa base empírica de pesquisa deu-se principalmente através da observação participante e do trabalho etnográfico junto ao núcleo do Vale do Amanhecer na cidade de Campina Grande – PB. No decorrer da pesquisa chegamos a conclusão que o Vale do Amanhecer imerso no universo da New Age Popular configura uma nova proposta de síntese religiosa brasileira, constituidora de novas práticas e identidades.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
OLIVEIRA, Amurabi Pereira de. NOVA ERA À BRASILEIRA: A NEW AGE POPULAR DO VALE DO AMANHECER. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 4, n. 5, p. 31–48, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6685. Acesso em: 3 out. 2025.
Seção
Dossiê Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).