ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICA

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Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Resumo

A revolução da educação teve enorme impacto nos últimos dois séculos. O ensino se generalizou e passou a ser obrigatório, enquanto o tempo gasto no banco escolar aumentou e os conteúdos ganharam diversidade - em suma, pode-se dizer que o próprio conceito de educação mudou. Para a maioria dos países, a educação é hoje entendida como um dos grandes desafios do desenvolvimento social. Nesse contexto, o ensino religioso,
incluído no currículo das escolas brasileiras, representa a conquista de um espaço pelas instituições religiosas, assumindo o papel de formar o cidadão - e tornando-o capaz de interpretar o que lhe acontece diariamente e de agir na sociedade a que pertence.

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Como Citar
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICA. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 4, n. 5, p. 245–256, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6697. Acesso em: 11 ago. 2025.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Biografia do Autor

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, PUC Minas

Doutor em Ciências da Educação – Programa de Ensino Religioso pela Universidade Pontifícia
Salesiana de Roma (Itália). Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR.
Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião <http://www.gper.com.br>. Editor da Revista
Diálogo Educacional e Co-Editor da Revista Pistis & Praxis.