O ENSINO RELIGIOSO COMO LUGAR DO AUTENTICAMENTE HUMANO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando o ER - Ensino Religioso como uma disciplina, parte integrante do currículo da educação básica, e sua finalidade como sendo a busca da ampliação da visão de mundo por parte dos educandos e, ao mesmo tempo, a compreensão e vivência do autenticamente humano, neste trabalho buscamos evidenciar a tensão, presente no estudo da religião, entre a instituição e a experiência religiosa. Propomos que o ER supere a redução entre o estudo da instituição religiosa e a experiência religiosa. Tratando especificamente do cristianismo, apresentamos como um caminho possível a volta às suas origens, considerando o monaquismo cristão.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
CÂNDIDO, Viviane Cristina. O ENSINO RELIGIOSO COMO LUGAR DO AUTENTICAMENTE HUMANO. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 113–131, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6725. Acesso em: 8 ago. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).