A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA ESCOLA:
uma análise da gestão de uma escola municipal de Campos dos Goytacazes
Resumo
O presente trabalho busca apresentar o que é uma gestão democrática e como ela é benéfica para o bom desenvolvimento da escola e dos alunos, tomando como base um trabalho de campo realizado no ano de 2019 no CIEP Pedro Álvares Cabral, localizado no Município de Campos dos Goytacazes-RJ. A gestão democrática tornou-se uma temática de suma importância na sociedade, incluindo principalmente a escola, os alunos e os funcionários que participam dessa instituição. Antes de 1996 pouco se abordava a respeito desse tipo de gestão. É com a lei nº 9394/96 que começa a haver um modelo sobre o funcionamento das escolas que agregava uma gestão democrática. Apesar de ainda não termos certeza se de fato essa lei tem se aplicado na prática de todas as escolas públicas do Brasil, podemos dizer que fazer menção a esse assunto faz com que a gestão democrática ganhe ainda mais ênfase. Dessa forma, o presente artigo trata-se de um estudo qualitativo, em que foi realizado um trabalho de campo em uma escola Municipal localizada na Cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, em que abordarei a respeito de seu Projeto Político Pedagógico, assim como a sua importância na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).