CURRÍCULO EM TEMPOS DE PANDEMIA
como continuar a aprendizagem?
Resumo
Neste artigo, destaco a relação entre a produção curricular e estratégias de aprendizagem em tempos de pandemia, no Ciep XXX, localizado na cidade de Duque de Caxias. Seguindo orientações da Seeduc (Secretaria Estadual de Educação), a escola adotou o ensino remoto através da plataforma Google Classroom. Tornando-se ferramenta necessária ao momento imposto pela quarentena, a interface acaba fixando onde o conhecimento deve ser primordialmente trabalhado, delineando um currículo a priori. Meu argumento é que currículos instituídos visam a controlar a proliferação de sentidos. Para análise dessa posição, conecto currículo como cultura e enunciação nas perspectivas de Bhabha (2006) e Macedo (2011). Defendo que a ideia de currículo como enunciação cultural é um texto em movimento e implica pensá-lo como produção de sentido. Com base nesta perspectiva e metodologia qualitativa, analiso como essa unidade escolar se articula e luta para significar seu currículo para além do prescritivo em tempos de pandemia.
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O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
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3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).