JUSTIÇA RESTAURATIVA NA EDUCAÇÃO: ACOLHIMENTO E RESPONSABILIDADE:
singularidade e diversidade
Resumo
A proposta da Justiça Restaurativa na educação partiu de uma necessidade de contemplar um tratamento dos conflitos ocorridos no ambiente escolar de uma forma mais humanizada e eficaz, somando-se às estratégias já realizadas e/ou aperfeiçoando-as. A ideia pode ser traduzida, nas suas feições gerais, em ações preventivas, educativas, de auxílio e de informação que objetivam à pacificação social por meio da inserção e identificação do estudante com a comunidade escolar da qual é integrante, objetivando, assim, o fortalecimento dos vínculos sociais e afetivos. Os primeiros resultados observados no projeto “Nossa Escola, Nossas Soluções: Justiça restaurativa na Educação”, desenvolvido na Escola Municipal Dom Bosco desde o início de 2019, em Belo Horizonte/MG, apontam para o fortalecimento dessa rede de apoio por meio da qual estudantes, pais, responsáveis, professores e funcionários se identificam e confiam as suas demandas, elegendo o diálogo e a construção coletiva como forma privilegiada de busca para a solução dos problemas experimentados. Com uma metodologia pautada em atividades que procuram fortalecer valores que contribuem para uma convivência leal e respeitosa, a comunidade escolar é introduzida em uma educação jurídica séria e comprometida, que alia de forma sólida o exercício dos direitos ao cumprimento dos deveres correspondentes, chamando todos ao acolhimento e à responsabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).