DIALOGANDO SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NO MUNDO DIGITAL
Resumo
No mundo globalizado surgem novos desafios às práticas sociais. É fácil perceber as redes sociais digitais alterando não somente o cotidiano das pessoas, mas o comportamento frente às novas possibilidades que a rede proporciona. Com a chegada de novos dispositivos trazidos pelas tecnologias digitais, nasce um novo leitor, com um novo comportamento de leitura. Entende-se, portanto, que a evolução das tecnologias digitais provoca mudanças nos modos de leitura e escrita, fortalecendo o ensino, principalmente no que se refere a mídias. Diante desta realidade complexa, algumas iniciativas surgem, dentre elas o uso das redes sociais para fins educacionais. Este trabalho discute questões de leitura na era digital, com foco no ensino e aprendizagem, e visa contribuir para construção de um novo paradigma educacional das mídias, com ideais que levem à adoção de práticas pedagógicas inovadoras. Dessa forma, esse artigo pretende evidenciar as transformações causadas pelo avanço das tecnologias na forma de leitura e escrita da sociedade moderna através da presença on-line.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).