O ENSINO NA DITADURA CIVIL-MILITAR, A DISCIPLINA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E O COLÉGIO ESTADUAL CENTRAL DE BELO HORIZONTE:
uma revisão de literatura na perspectiva da ANPED
Resumo
O texto pretende estabelecer uma análise sobre estudos que enfocam o ensino durante a Ditadura Civil-Militar, a disciplina Educação Moral e Cívica e o Colégio Estadual Central de Belo Horizonte no repositório da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), tendo como referência para busca os anais dos Encontros Nacionais no período de 2010 a 2020. O intuito de realizar esta busca é o de observar nestes estudos as suas opções metodológicas e teóricas, de modo a possibilitar uma compreensão sobre a produção acadêmica dos temas em destaque. É importante salientar que os temas indicados para busca compreendem uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). A partir desta busca, o que se observa é que, apesar de apresentar uma incidência reduzida de estudos sobre os temas, estes trazem abordagens como a construção de um espaço escolar conservador, o ambiente de excelência do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte e o contexto histórico repressivo que se configurava no Brasil.
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