A SÉRIE "13 REASONS WHY" E FATORES INFLUENCIADORES DO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Neste ensaio, tomamos o significado de bullying à luz da série “13 Reasons Why” sob a relação da escola, no papel do gestor escolar, uma vez que a série se passa nesse ambiente. Destacamos o significado de bullying como uma palavra inglesa que foi adotada em diversos países para se referir à intimidação. Brigas, ofensas, comentários maldosos e agressões físicas e psicológicas são tipos de violência geralmente associados à infância até a adolescência, dentro ou fora do ambiente escolar. Estudos indicam que brincadeiras de “mau gosto” podem gerar consequências sérias na vida de um estudante, como baixa autoestima, novas fontes de violência e, inclusive, casos de suicídio. E essas consequências foram observadas na série, que apresentou o suicídio de uma jovem de 17 anos, após passar por várias situações cotidianas da fase do adolescer. Por meio de uma narrativa, a série apresenta treze razões pelas quais essa adolescente diz ter sido levada a tirar a própria vida. Gravadas em fitas cassete e enviadas aos 13 colegas de convívio, as mensagens levam a responsabilizá-los pelo seu desfecho trágico. Essas “razões” deixadas nas fitas nos levaram a refletir sobre o impacto que a “escola” pode causar na vida dos estudantes a partir do momento em que se omite trabalhá-las. Acreditamos que o conhecimento do tema, por parte do corpo acadêmico e da gestão escolar, é indispensável para o efetivo combate do problema, além de enfatizar a necessidade de orientarem as famílias e a sociedade para o enfrentamento do bullying.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).