A ARTE DE ENSINAR EM UM PRESÍDIO DE MULHERES NO BRASIL

Authors

  • Régis Moreira Pinto PUC Minas
  • Cláudia de Vilhena Schayer Sabino
  • Josivaldo Emerick da Veiga

Keywords:

Direitos humanos. Educação. Dignidade da pessoa humana. Sistema prisional.

Abstract

A educação é um direito de todos e um dever do Estado e o acesso é garantido às pessoas em um sistema prisional. Este trabalho foi desenvolvido em um presídio de mulheres em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil). A metodologia adotada foi baseada na andragogia, que é a pedagogia direcionada ao aluno adulto. A disciplina lecionada foi Diversidade, que tem como objetivo tratar temas controversos e o aceite à diversidade. Entre os temas abordados destacam-se: relacionamento humano, infecções sexualmente transmissíveis, religiosidade, consciência negra e homoafetividade. As prisioneiras não têm acesso à informação direta ou via internet, que é proibida. As metodologias empregadas foram: trabalho em grupo, discussão, roda de conversa e vídeos previamente aprovados pela segurança do presídio. A avaliação foi feita por meio de questionários e redações. Os resultados demonstraram que, para as prisioneiras, a educação não é vista apenas como uma alternativa de diminuir a punição ou a ociosidade, mas como uma oportunidade de adquirir conhecimento, mudar e tornar-se uma pessoa melhor.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Régis Moreira Pinto, PUC Minas

Graduação em Letras - Português e Latim - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971) e em Pedagogia - Supervisão e Administração Escolar - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Mestrado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, vinculado aos Departamentos de Educação e de Letras. Na FUMARC, coordena equipe de provas de concursos públicos. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Trabalho Científico, Metodologia de Alfabetização e Letramento, Letramento Acadêmico, Estágio Supervisionado, Seleção Docente, Educação Básica, Educação Inclusiva, Formação de Professores, Assessoria Técnica e Pedagógica, Revisão de Textos.

Published

2018-11-19

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES