A ARTE DE ENSINAR EM UM PRESÍDIO DE MULHERES NO BRASIL
Keywords:
Direitos humanos. Educação. Dignidade da pessoa humana. Sistema prisional.Abstract
A educação é um direito de todos e um dever do Estado e o acesso é garantido às pessoas em um sistema prisional. Este trabalho foi desenvolvido em um presídio de mulheres em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil). A metodologia adotada foi baseada na andragogia, que é a pedagogia direcionada ao aluno adulto. A disciplina lecionada foi Diversidade, que tem como objetivo tratar temas controversos e o aceite à diversidade. Entre os temas abordados destacam-se: relacionamento humano, infecções sexualmente transmissíveis, religiosidade, consciência negra e homoafetividade. As prisioneiras não têm acesso à informação direta ou via internet, que é proibida. As metodologias empregadas foram: trabalho em grupo, discussão, roda de conversa e vídeos previamente aprovados pela segurança do presídio. A avaliação foi feita por meio de questionários e redações. Os resultados demonstraram que, para as prisioneiras, a educação não é vista apenas como uma alternativa de diminuir a punição ou a ociosidade, mas como uma oportunidade de adquirir conhecimento, mudar e tornar-se uma pessoa melhor.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).