Projeto de ação extensionista: a formação de professores a partir de atividade de impacto social

Authors

  • Agnaldo Antônio Silva

Keywords:

Hidroginástica, Formação de professores, Ação social

Abstract

O projeto de extensão “Hidroginástica com saúde e alegria” desenvolvido no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Ibirité, foi criado em 2014, com a intenção de contemplar dois vieses: oferecer à comunidade acadêmica e da região uma prática de exercício físico seguro e prazeroso, auxiliando na manutenção, promoção e reestabelecimento da saúde e incentivando a melhora da qualidade de vida – segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 1996)[1], e também oportunizar aos estudantes formação e capacitação acadêmica e profissional. As aulas acontecem duas vezes na semana (segundas e quintas-feiras), das 13:00 às 14:00 para a comunidade e de 13:00 ás 16:20 para os estudantes. De acordo com o tamanho da piscina, atendemos 35 alunos de idades variadas (de 10 a 72 anos), sendo homens e mulheres. O Projeto é desenvolvido, ininterruptamente, desde 2014 e tem duração anual, apesar da organização da Universidade ser por semestre. A partir de agosto de 2015 as aulas que eram ministradas na piscina da Universidade passaram a ser ministradas na Academia Guinness Nados e Cia., que possui piscina aquecida e coberta, através de uma parceria firmada com a Universidade. Para participar das atividades os alunos da comunidade devem apresentar atestado médico, preencherem um protocolo de saúde (ficha de anamnese) e realizarem uma avaliação física (teste de VO2max. – através de caminhada de 1.600 metros = Protocolo de Rockport). Aos estudantes é exigido que estejam matriculados e tenham a disponibilidade para participarem das atividades programadas. Durante as aulas utilizamos, como recurso para determinar e monitorar a intensidade do esforço, a Tabela de Borg e Noble (1974) associada à Escala de faces
de Costa, M. G.; Dantas, E. H. M.; Marques, M. B.; Novaes, J. S. (2004). A partir da proposta de auxiliar os estudantes em sua formação acadêmica e profissional o projeto tem apresentado resultados associados ao nível de adesão (105 estudantes de 2014 a 2018), ao nível de escolha profissional (15 graduados confirmados que atuam profissionalmente) e de permanência no Projeto (15 estudantes permaneceram no Projeto por 02 (dois) anos, 03 (três) estudantes permaneceram por 03 (três) anos e um (01) graduado permanece por 04 (quatro) anos). Uma pesquisa (2015) e dois TCCs (2016) foram produzidos a partir do Projeto. Outros dois TCCs iniciaram em 2017 e estão em fase final para apresentação. As ação extensionista é avaliada pela Universidade a partir do documento “Relatório Final”, que é avaliado ao final do ano letivo por uma comissão de docentes convocada pela Universidade; pelo cadastramento do Projeto na plataforma institucional no início do semestre e pela participação, no final do semestre, no Seminário de Pesquisa e Extensão que reúne várias unidades da UEMG.

 

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Published

2018-11-19

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES