Projeto de ação extensionista: a formação de professores a partir de atividade de impacto social
Palavras-chave:
Hidroginástica, Formação de professores, Ação socialResumo
O projeto de extensão “Hidroginástica com saúde e alegria” desenvolvido no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Ibirité, foi criado em 2014, com a intenção de contemplar dois vieses: oferecer à comunidade acadêmica e da região uma prática de exercício físico seguro e prazeroso, auxiliando na manutenção, promoção e reestabelecimento da saúde e incentivando a melhora da qualidade de vida – segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 1996)[1], e também oportunizar aos estudantes formação e capacitação acadêmica e profissional. As aulas acontecem duas vezes na semana (segundas e quintas-feiras), das 13:00 às 14:00 para a comunidade e de 13:00 ás 16:20 para os estudantes. De acordo com o tamanho da piscina, atendemos 35 alunos de idades variadas (de 10 a 72 anos), sendo homens e mulheres. O Projeto é desenvolvido, ininterruptamente, desde 2014 e tem duração anual, apesar da organização da Universidade ser por semestre. A partir de agosto de 2015 as aulas que eram ministradas na piscina da Universidade passaram a ser ministradas na Academia Guinness Nados e Cia., que possui piscina aquecida e coberta, através de uma parceria firmada com a Universidade. Para participar das atividades os alunos da comunidade devem apresentar atestado médico, preencherem um protocolo de saúde (ficha de anamnese) e realizarem uma avaliação física (teste de VO2max. – através de caminhada de 1.600 metros = Protocolo de Rockport). Aos estudantes é exigido que estejam matriculados e tenham a disponibilidade para participarem das atividades programadas. Durante as aulas utilizamos, como recurso para determinar e monitorar a intensidade do esforço, a Tabela de Borg e Noble (1974) associada à Escala de faces
de Costa, M. G.; Dantas, E. H. M.; Marques, M. B.; Novaes, J. S. (2004). A partir da proposta de auxiliar os estudantes em sua formação acadêmica e profissional o projeto tem apresentado resultados associados ao nível de adesão (105 estudantes de 2014 a 2018), ao nível de escolha profissional (15 graduados confirmados que atuam profissionalmente) e de permanência no Projeto (15 estudantes permaneceram no Projeto por 02 (dois) anos, 03 (três) estudantes permaneceram por 03 (três) anos e um (01) graduado permanece por 04 (quatro) anos). Uma pesquisa (2015) e dois TCCs (2016) foram produzidos a partir do Projeto. Outros dois TCCs iniciaram em 2017 e estão em fase final para apresentação. As ação extensionista é avaliada pela Universidade a partir do documento “Relatório Final”, que é avaliado ao final do ano letivo por uma comissão de docentes convocada pela Universidade; pelo cadastramento do Projeto na plataforma institucional no início do semestre e pela participação, no final do semestre, no Seminário de Pesquisa e Extensão que reúne várias unidades da UEMG.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).