TV: A boa mestra?

Authors

  • Mariana Carneiro Borges PUC Minas
  • Magali Reis PUC Minas

Keywords:

Televisão, Criança, Desenho Animado, Educação, Teoria Crítica.

Abstract

O artigo busca compreender a influência da televisão na cultura infantil. A pesquisa nos possibilitou analisar que a infância ganhou nova concepção devido a uma série de fatores ocorridos contemporaneamente, como a mudança do modelo familiar, a presença da mulher com maior intensidade no mercado de trabalho, o avanço tecnológico, as inovações na educação entre outras. Tais mudanças alteraram também as formas como a criança é criada e educada. A televisão ganha centralidade na vida das crianças. Procuramos demonstrar nesta pesquisa a preocupação com a influência dos programas, principalmente dos desenhos animados no comportamento infantil, já que, além de entreter, transmitem crenças, valores, incentivam o consumo exagerado e a imitação de atos considerados violentos, fato que se reflete nas brincadeiras e na maneira de pensar das crianças. A televisão, portanto, é um veículo de informação que necessita ser pensado pela educação.

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Author Biographies

Mariana Carneiro Borges, PUC Minas

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.Bolsista do PROBIC,vinculada ao CNPQ,com trabalhos pedagógicos.Realizou vários estágios extracurriculares em áreas de interesse.

Magali Reis, PUC Minas

Doutora e Pós Doutora em Educação, na área de concentração: Sociedade e Cultura, pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas à Educação e Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É membro associada da International Sociological Association (ISA) , da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES/Unicamp) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Sociologia da Educação - Infância, Cultura e Currículo; Fundamentos da Educação Infantil; Formação de Profissionais para a Educação, Metodologia de Pesquisa.

Published

2013-02-22

Issue

Section

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS