TV: A boa mestra?
Palavras-chave:
Televisão, Criança, Desenho Animado, Educação, Teoria Crítica.Resumo
O artigo busca compreender a influência da televisão na cultura infantil. A pesquisa nos possibilitou analisar que a infância ganhou nova concepção devido a uma série de fatores ocorridos contemporaneamente, como a mudança do modelo familiar, a presença da mulher com maior intensidade no mercado de trabalho, o avanço tecnológico, as inovações na educação entre outras. Tais mudanças alteraram também as formas como a criança é criada e educada. A televisão ganha centralidade na vida das crianças. Procuramos demonstrar nesta pesquisa a preocupação com a influência dos programas, principalmente dos desenhos animados no comportamento infantil, já que, além de entreter, transmitem crenças, valores, incentivam o consumo exagerado e a imitação de atos considerados violentos, fato que se reflete nas brincadeiras e na maneira de pensar das crianças. A televisão, portanto, é um veículo de informação que necessita ser pensado pela educação.
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