Dimensões do processo ensino-aprendizagem: desafios à prática docente

Authors

  • Vera Lúcia Lins Sant'Anna PUC Minas

Abstract

Este trabalho propõe-se a colocar em discussão os postulados e princípios que têm orientado as dimensões do processo ensino-aprendizagem no atual contexto educacional. É necessário entender os paradigmas de conhecimento que estão surgindo, o que permitirá ao profissional da educação vislumbrar possibilidades concretas de investigação de suas práticas educativas. Refletir sobre a sala de aula com todas as suas contradições é o nosso objetivo, levantando questões que estejam organizadas em torno da resolução de problemas práticos de sala de aula que sejam significativos para os sujeitos envolvidos e que estejam, portanto, diretamente relacionados às concepções sobre ensino-aprendizagem veiculadas por eles nos diversos momentos do processo. O novo princípio educativo exige do professor um novo perfil, que tenha domínio do fazer pedagógico, novas atitudes e comportamentos perante a sociedade e sua prática docente.

Palavras-chave: Educação; Ensino-aprendizagem; Concepções; Desafios.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vera Lúcia Lins Sant'Anna, PUC Minas

Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Brasil (2001)
Atuação em Ensino-Aprendizagem, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino
Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

Published

2009-07-16

Issue

Section

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS