Pierre bourdieu e o capital cultural: breve análise estatística Sobre a educação brasileira no Século XX

Authors

  • Luã Augusto da Silva Lança PUC Minas

Keywords:

Estudos Culturais. Pierre Bourdieu. História da Educação no Brasil

Abstract

Elaborado a partir de uma metodologia documental de análises sobre dadosestatísticos do IBGE sobre investimentos na educação, em conjunto com um debatehistoriográfico e do auxílio de conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu, opresente artigo – desenvolvido a partir das atividades do projeto de pesquisa deiniciação científica financiado pela FAPEMIG nos anos de 2013 e 2014 – constróiuma linha de raciocínio analítica sobre as relações existentes entre investimentoseconômicos e qualidade de ensino na educação brasileira; analisando dados doprimeiro e último decênio do século XX. Neste sentido, buscamos observar ecompreender algumas permanências e continuidades dentro da História daeducação brasileira, onde se forjou um imaginário sobre a qualidade do ensinobaseado em parâmetros econômicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luã Augusto da Silva Lança, PUC Minas

Graduado em História (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui experiência na área História com: Pesquisa cientifica - bolsa de iniciação a pesquisa pela Fundação de Amparado a Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Exposição museológica; Educação e Aprendizagem com ênfase em ensino de História e Ciências Humanas para Educação dos níveis fundamental, médio e cursos preparatórios para o exame de Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

Published

2015-03-17

Issue

Section

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS