13 REASONS WHY: na perspectiva da gestão escolar / coordenação pedagógica
Resumo
O presente artigo analisa a série 13 Reasons Why sob a perspectiva do gestor pedagógico, observando as ações que foram ou não tomadas pelo coordenador frente aos problemas apresentados por seus alunos. Busca também uma comparação entre os fatos ocorridos na série com casos reais e com a própria situação do bullying nos Estados Unidos, um problema que, a cada dia, gera mais incidentes, como o caso dos personagens Hannah, Alex e Tyler. O papel do coordenador pedagógico da série, Mr. Porter, também foi questionado à luz de autores que tratam sobre os deveres e as posições que um verdadeiro coordenador pedagógico deve ter. Por fim, este artigo busca fazer uma reflexão de ações que poderiam ter sido tomadas pela gestão para garantir um clima mais agradável na escola e que, possivelmente, poderiam ter impedido o desenlace dos acontecimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).