CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO
Resumo
Este artigo tem por objetivo de demonstrar o que tem sido publicado na literatura científica nacional, nos últimos 15 anos, sobre as contribuições da terapia ocupacional na educação inclusiva, por meio de consultorias colaborativas e da utilização da tecnologia assistiva como recurso terapêutico. Para o levantamento dos artigos publicados, foram utilizados os descritores “Terapia Ocupacional”, “Consultoria Colaborativa”, “Educação Inclusiva” e “Tecnologia Assistiva”. Foi realizada busca nos periódicos on-line do campo da terapia ocupacional e da educação especial: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, Revista de Terapia Ocupacional da USP e Revista Brasileira de Educação Especial, tendo sido selecionados 24 artigos. A partir da análise desses artigos, foi possível verificar que o terapeuta ocupacional contribui significativamente para o processo de inclusão escolar, ao desconstruir ações excludentes, atuando como um facilitador da inclusão social dos alunos com necessidades educacionais especiais por meio de intervenções ampliadas para a infraestrutura da escola, professores, funcionários, famílias e demais alunos.
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3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).