VULNERABILIDADE EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA:
a situação das Escolas Estaduais De Minas Gerais e o FUNDEB como possibilidade
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a vulnerabilidade educacional das escolas estaduais do estado de Minas Gerais, devido ao isolamento social causado pela COVID-19, bem como pretende apontar o papel fundamental do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) como importante mitigador dos impactos da COVID-19 na educação pública. Existe uma urgência de se perceber a tecnologia como possibilidade concreta no processo de ensino-aprendizagem e constatamos que há hoje um acesso desigual das ferramentas - televisão, aparelho de celular e internet -, entre os alunos da rede estadual de Minas Gerais, evidenciando as disparidades. Já o FUNDEB também atua como um mitigador das desigualdades entre as instituições de ensino no Brasil agora e no contexto de pós-isolamento social no Brasil. Por isso, cada vez mais, é necessário pautar fundos direcionados para a educação, com destaque para o contexto de retorno das aulas presenciais.
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O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
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3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).