HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA:
os desafios da carreira docente
Resumo
O professor é visto como alguém capaz de marcar a vida de pessoas e seu saber está relacionado com sua identidade profissional. A figura de um modelo durante o processo cognitivo contribui para a escolha da formação profissional e, por isso, a formação não se constrói por acumulação de cursos ou de conhecimentos, mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica da identidade pessoal. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar a trajetória acadêmica percorrida por uma professora universitária até chegar à sua atuação, a fim de verificar pontos do seu percurso com significações importantes para a sua formação de professor. Este estudo foi importante, pois permitiu resgatar memórias da trajetória profissional da profissão docente, num sentido investigativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).