A IDENTIDADE DO PROFESSOR E OS CAMINHOS QUE AUXILIAM EM SUA CONSTITUIÇÃO
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar modos de entender a formação docente, bem como refletir sobre a prática pedagógica e suas relações com a constituição da identidade do professor, abordando a dinâmica social da carreira. Elucidamos de modo qualitativo algumas características que constituem a identidade do docente, tendo como base uma entrevista realizada com um professor universitário do sexo masculino. Mostramos, também, que o tema identidade docente é marcado por uma série de questões inerentes ao sujeito, como a cultura. Por fim, concluímos que o professor deve entender os processos de sua formação de modo a não se distanciar do que é ser professor, assim como deve investir em sua formação continuada para exercer sua profissão de forma mais assertiva e coerente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).