O PROFESSOR REFERÊNCIA E SUAS ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA COM ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I:

os desafios no ensino presencial e algumas dificuldades impostas pelo COVID-19

Autores

  • Aléxia Gabrielle Souza Reis Raidan
  • Izabel Cristina dos Santos Amorim
  • Hédlin Braga Barbosa
  • Luiz Carlos da Cruz

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de entrevistas realizadas com duas docentes tidas como referência por seus pares e que lidam diretamente com crianças que possuem dificuldades de aprendizagem na rede municipal de ensino. A opção metodológica de pesquisa teve de ser adaptada do presencial para via plataforma google forms em função do isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19. Os resultados demostraram algumas das estratégias utilizadas pelas entrevistadas quando do presencial, mas também gera interrogativas quanto à eficácia das estratégias se a família não é participativa neste processo. Ainda, destacamos as dificuldades de utilização e aplicação da plataforma que o Governo Federal disponibiliza e tem incentivado ao longo do isolamento social, denominada de Programa de Educação Tutorial (perspectiva convencional escolar), mas o momento COVID-19 foge a tal proposta. Reiteramos, ainda, que nenhuma diretriz sobre crianças com dificuldades de aprendizagem é mencionada no manual de orientações do PET, o que pode acirrar ainda mais as dificuldades.

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Publicado

2020-11-12

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES