A atuação do pedagogo na inclusão social do adolescente em conflito com a lei: um estudo de caso da medida socioeducativa de semiliberdade.
Palavras-chave:
Adolescente em conflito com a lei. Medidas socioeducativas. Atuação do pedagogo. Educação em espaços não escolares.Resumo
A referida pesquisa inseriu-se na disciplina Trabalho de Conclusão de Cursoapresentada ao Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica deMinas. A atuação do pedagogo em espaços não escolares instigou a reflexãosobre a educação não formal e os seus mais variados campos de trabalho.Buscou-se analisar qualitativamente a atuação do pedagogo junto aadolescentes em conflito com a lei, assistidos pela medida socioeducativa desemiliberdade. Através da análise documental e de levantamento bibliográfico,investigou-se as políticas educacionais aplicadas e a viabilidade das mesmas,bem como o seu impacto na inclusão social dos adolescentes que cumprem amedida de semiliberdade. A partir do estudo de caso, buscou-se compreender,descrever e analisar a atuação de pedagogos que trabalham em Casas deSemiliberdade, instituições com características residenciais, que recebemadolescentes submetidos à medida socioeducativa de semiliberdade. Comoprevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, é direito do adolescente privadode liberdade, receber escolarização e profissionalização, sendo necessária apresença do pedagogo nesse processo. Como resultado da revisãobibliográfica e análise documental, conheceu-se o marco histórico legal sobreos direitos de crianças e adolescentes, enfatizando-se o tratamento destinado aadolescentes em conflito com a lei. A partir do estudo bibliográfico de teóricosda educação, compreendeu-se os campos de atuação do pedagogo, a partirdos conceitos de educação formal, não formal e informal, entendo a PedagogiaSocial uma vertente da educação não formal. Para realização da pesquisa decampo, realizou-se visitas técnicas em duas Casas de Semiliberdade, situadasno Município de Belo Horizonte, na regional Pampulha e Venda Nova. Nasentrevistas, evidenciou-se a importância do pedagogo na conscientização doadolescente sobre o ato infracional cometido e os caminhos que podem e devem ser trilhados, a partir do cumprimento da medida. Diante dos fatosapresentados e da pesquisa realizada, verificou-se que ao pedagogo e aosdemais profissionais em colaboração cabem iniciativas voltadas àprofissionalização e escolarização de adolescentes que cumprem a medidasocioeducativa de semiliberdade. Constatou-se também, a necessidade deaprofundar estudos e pesquisas em torno da pedagogia social, visto que esse éum campo em crescimento, com pouco reconhecimento da sociedade ecarente de estudos acadêmicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-04-06
Edição
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).