Uma teoria sobre a simbologia na Praça de São Pedro, no Vaticano, arquitetada por Gian Lorenzo Bernini.

Contenuto principale dell'articolo

Marcel Henrique Rodrigues

Abstract

Partindo dos pressupostos da Psicologia dos símbolos e das religiões, encontramos autores que muito dissertaram sobre o assunto, tais como Jung, Campbell e Freud. Após minucioso estudo sobre os símbolos religiosos e seus significados a partir de cada concepção religiosa, encontramos, baseados nas teorias de Jung, diversos símbolos, mitos e ritos nas mais diversas culturas e civilizações, com uma grande similaridade. Por essa similaridade simbólica, Jung teorizou sobre a existência do Inconsciente Coletivo, comum a todas as culturas. Com esta base teórica, adicionada aos estudos sobre os símbolos das religiões orientais e ocidentais, encontramos crenças universalmente postuladas pelas religiões, sobretudo a concepção dos opostos masculino e feminino, sendo que tal temática foi amplamente analisada neste artigo, que também focou na simbologia da Praça de São Pedro. A investigação se baseia em linhas históricas, em concepções teológicas, nos estudos comparativos dos símbolos, além do embasamento psicológico, sendo utilizado, como método, a comparação entre concepções místicas da religiosidade oriental com a ocidental, sobretudo a difundida concepção sobre o masculino e o feminino dentro das religiões.Como será explanado, no decorrer da investigação, esta difundida concepção pode ter influenciado Bernini na estruturação da Praça do Vaticano.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Dettagli dell'articolo

Sezione
Artigos Discentes
Biografia autore

Marcel Henrique Rodrigues, Unisal

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo-UNISAL. Membro da ABHR e Bolsista PIBIC-CNPq. Sua linha de pesquisa é em Símbolos, Religiões e Psicanálise.

Riferimenti bibliografici

BETTENCOURT, Estevão Tavares. Curso de Teologia Fundamental. Rio de Janeiro: Gráfica Itaci, 2001.

BETTENCOURT, Estevão Tavares. Curso de Iniciação Teológica. Rio de Janeiro: Gráfica Itaci, 2000.

BETTENCOURT, Estevão Tavares. Curso de Parábolas e Páginas Difíceis do Evangelho. Rio de Janeiro: Gráfica Itaci, 1998.

BETTENCOURT, Estevão Tavares. Curso de Mariologia. Rio de Janeiro: Gráfica Itaci, 1997.

BETTENCOURT, Estevão Tavares. Curso de Eclesiologia. Rio de Janeiro: Gráfica Itaci, 1996.

CAMPBELL, Joseph. As Máscaras de Deus: Mitologia Primitiva. São Paulo: Palas Athena, 2010.

CAMPBELL, Joseph. As Máscaras de Deus: Mitologia Ocidental. São Paulo: Palas Athena, 2008.

CARPENTER, Edward. Religiões Pagãs e Cristãs - Origens e Significados. São Paulo: Tahyu, 2008.

CASSIRER, Ernst. A Filosofia das Formas Simbólicas- O Pensamento Mítico. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ELIADE, Mircea. História das Crenças e das Ideias Religiosas: da Idade da Pedra aos Mistérios de Elêusis. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

FILHO, Duílio. Pequena História da Arte. Campinas: Papirus, 2007.

FREUD, Sigmund. Moisés e o Monoteísmo, Esboço de Psicanálise e Outros Trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

HALL, James. Sonhos: Símbolos Religiosos do Inconsciente. São Paulo: Loyola, 1994.

JUNG, Carl. Gustav. Símbolos da Transformação. Petrópolis: Vozes, 2011

JUNG, Carl. Gustav. Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo. Petrópolis: Vozes, 2008.

JUNG, Carl. Gustav. Psicologia da Religião Ocidental e Oriental. Petróplis: Vozes, 1988.

KINNEY, Jay. Esoterismo e Magia no Mundo Ocidental. São Paulo: Pensamento, 2006.

LURKER, Manfred. Dicionário de Simbologia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LURKER, Manfred. Dicionário dos Deuses e Demônios. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

MALLON, Brenda. Os Símbolos Místicos. São Paulo: Larousse, 2009.

MANN, Nicholas. Renascimento. Barcelona: Folio, 2006.

PETROSILLO, Orazio. Cidade do Vaticano. Cidade do Vaticano: Edizioni Musei Vaticani, 2008.

SILIOTTI, Alberti. Egito. Barcelona: Folio, 2006.