“AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA POR RELIGIOSOS
Palavras-chave:
Homossexualidade, Construção social do pensamento, ReligiãoResumo
O presente artigo é proveniente de uma pesquisa de conclusão de curso, na qual se objetivou compreender as representações sociais de religiosos sobre a homossexualidade masculina. Sendo as representações sociais compreendidas como saberes construídos social-mente para interpretação e comunicação da realidade, atentou-se nesta pesquisa para o caráter preditivo e convencionalista que a representação sobre a homossexualidade pode desempe-nhar no espaço público. Para tanto, 34 participantes (n=34) responderam a três questionários sobre suas percepções referentes ao que é a homossexualidade e como reagem frente à revela-ção da homossexualidade de um amigo, um irmão e um filho. A pesquisa revelou que 56% dos participantes apresentam representações negativas sobre a homossexualidade, sendo que 53% das representações positivas são de religiosos espíritas kardecistas. A pesquisa também revelou que os participantes que apresentaram representações negativas sobre a homossexua-lidade também possuem maior desconforto frente à revelação da mesma. É importante atentar que tal pesquisa teve como objetivo compreender as dificuldades que alguns religiosos ainda apresentam para entender as relações homossexuais, e ao final revelou a necessidade em con-tinuar estudos como a comunidades religiosas acerca da sexualidade humana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-11-30
Como Citar
CRAVO, Felipe Augusto Monteiro; TRINDADE, Ellika. “AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA POR RELIGIOSOS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 20–33, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13583. Acesso em: 25 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.