“AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA POR RELIGIOSOS
Keywords:
Homossexualidade, Construção social do pensamento, ReligiãoAbstract
O presente artigo é proveniente de uma pesquisa de conclusão de curso, na qual se objetivou compreender as representações sociais de religiosos sobre a homossexualidade masculina. Sendo as representações sociais compreendidas como saberes construídos social-mente para interpretação e comunicação da realidade, atentou-se nesta pesquisa para o caráter preditivo e convencionalista que a representação sobre a homossexualidade pode desempe-nhar no espaço público. Para tanto, 34 participantes (n=34) responderam a três questionários sobre suas percepções referentes ao que é a homossexualidade e como reagem frente à revela-ção da homossexualidade de um amigo, um irmão e um filho. A pesquisa revelou que 56% dos participantes apresentam representações negativas sobre a homossexualidade, sendo que 53% das representações positivas são de religiosos espíritas kardecistas. A pesquisa também revelou que os participantes que apresentaram representações negativas sobre a homossexua-lidade também possuem maior desconforto frente à revelação da mesma. É importante atentar que tal pesquisa teve como objetivo compreender as dificuldades que alguns religiosos ainda apresentam para entender as relações homossexuais, e ao final revelou a necessidade em con-tinuar estudos como a comunidades religiosas acerca da sexualidade humana.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-11-30
How to Cite
CRAVO, Felipe Augusto Monteiro; TRINDADE, Ellika. “AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA POR RELIGIOSOS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 20–33, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13583. Acesso em: 9 sep. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.